No ano passado, a jovem Laysa Peixoto Sena Lage (18) foi responsável pela descoberta de um asteroide. Agora, Laysa deu mais um passo para realizar seu sonho de ser a primeira mulher brasileira a ir para o espaço. Ela concluiu, ontem (09) seu treinamento de astronauta na NASA.
O curso teve início no dia 29 de maio no Alabama, nos EUA. A mineira embarcou em 24 de maio e desembarcou antes na casa de uma tia, em Nova York. Laysa permanecerá por mais alguns dias nos Estados Unidos para conhecer outros complexos da NASA.
“Agora é oficial, concluí meu treinamento de astronauta!”, afirmou a jovem em live no Instagram. No último ano, ela criou uma “vaquinha” para conseguir arcar com as despesas da viagem que contou com a ajuda de muitas pessoas em sua jornada.
Durante sua trajetória, Laysa conta que levou a medalha de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020, e chegou à final da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, sendo contemplada com um bronze. Essas experiências a ajudaram a passar na seleção para ser tripulante da Expedição 36 do curso Advanced Space Academy da NASA.
Laysa descobriu o asteroide quando estava no 2º período de física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em agosto, e batizou de LPS 003, suas iniciais.
Fonte: G1