Festa Junina, Carnaval, Festa da Uva e muitos outros que animam o povo mineiro durante todo o ano.
As tradições mineiras são muitas e os eventos não ficam de fora delas, os nossos eventos clássicos tem origens antigas na história de Minas Gerais, participar deles é sentir como é ser mineiro e se apaixonar por nossa cultura!
Vem com a gente conhecer 8 desses clássicos e se programar para conhecer cada um deles!
Festa do Arraial e Festa Junina
A Festa do Arraial é realizada no feriado de Corpus Christi e resgata a cultura caipira por diversos municípios. A programação da festa é cheia de danças, gastronomia mineira e típica desta época do ano, como milho verde, canjica, biscoito e outros quitutes deliciosos.
Todos vão bem arrumados com roupas coloridas, chapéus e adereços, a diversão é garantida com as apresentações de artistas locais e das quadrilhas.
As festas juninas e julinas de Minas Gerais, comemoram as datas de Santo Antônio, São João e São Pedro, elas são sempre bem produzidas, muito animadas e esperadas ansiosamente durante todo o ano.
Em especial, na cidade de Jequitinhonha acontece o FEQUAJE, Festival de Quadrilhas de Jequitinhonha, que atrai visitantes de toda a região. Além dos shows, danças e ornamentações que valorizam as expressões populares do Vale do Jequitinhonha, no festival acontecem competições de quadrilha e os jurados avaliam criticamente a criatividade, marcação do tempo, movimentos coreográficos e figurino.
Festas Juninas Imperdíveis:
- Arraial de Belo Horizonte
- A festa junina mais tradicional de Minas, em Ingaí
- As fogueiras gigantes, em Mesquita e Cachoeira de Minas.
Carnaval
O carnaval mineiro é um evento mais que clássico e ele se destaca em algumas cidades com os blocos de ruas e desfiles de escolas de samba, que espalham cores, sorrisos, música e muita alegria, atraindo pessoas de todas as partes do Brasil.
Em Belo Horizonte o carnaval lota as ruas da cidade com os diversas bandas, grupos de folia e blocos de ruas com diferentes estilos musicais, sem faltar as famosas marchinhas. É uma festa para todos os públicos, desde blocos mais joviais até os blocos para famílias!
Em Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rei os blocos de rua e shows também agitam os moradores e visitantes, são dias que prometem ficar na memória. Ainda para quem gosta de muito agito e diversão, em Santa Rita do Sapucaí acontece o Bloco do Urso desde 1999, que recebe milhares de pessoas e grandes artistas, é um dos carnavais mais famosos de Minas Gerais.
Em diversas cidades, como Tiradentes e Catas Altas, acontecem carnavais tradicionais com bloquinhos, batuques e muitas fantasias, ideal para as famílias e crianças. Já se programe e prepare a sua fantasia para o próximo carnaval!
Manifestações Religiosas
A Cavalhada acontece em diversos municípios de Minas e é uma que gira em torno de um teatro. As cavalhadas originalmente aconteciam em Portugal na época medieval, eram combates entre os mouros e cristãos.
Ela pode acontecer com uma pequena encenação em uma noite, quando os “cavaleiros” se encontram na porta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário com fitas coloridas e lanternas, como é em São Romão.
Ou, ela pode acontecer como uma festa de diversos dias, com um cortejo com roupas bem elaboradas, serpentinas, com palhaços, Rei, Rainha e Princesa, com diversos combates, levantamento de mastro e shows de música ao vivo. Assim ocorre em Senhora dos Remédios e em Bonfim, onde a cavalhada acontece há mais de 180 anos.
O Congado é uma tradição que tem raízes africanas e chegou em nossas terras como ritos de várias culturas dos países africanos e foi se misturando com outros ritos cristãos. É uma manifestação muito importante que transmite no som de embaixadas, desafios, repentes e maracatus a história de Minas Gerais e mantém pulsante nossas origens.
O ritual é associado, principalmente, à Festa de Nossa Senhora do Rosário e acontece por todo o estado. Na “Festa do Rosário” há muitas celebrações da igreja católica e em um dia das festividades o cortejo do rei e rainha daquele ano são acompanhados nas ruas pelo congado.
A Festa do Divino acontece normalmente 50 dias após o Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes. Uma curiosidade é que a festa é a única que comemora algo que ainda vai acontecer, segundo as crenças católicas é a festa do futuro, celebrando o tempo em que o mundo será governado pelo Espírito Santo.
O cortejo do Divino tem o costume de ser um dos mais elaborados e pomposos e em algumas cidades específicas é uma festa muito aguardada, como em:
- Turmalina
- São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto
- Diamantina
- Leopoldina
As Folias de Reis acontecem do dia 24 de dezembro ao dia 6 de janeiro, quando se encerram as festividades natalinas, e por ser uma manifestação popular muito importante, se tornou Patrimônio Imaterial de Minas Gerais em 2017. É uma tradição que surge para o pagamento de alguma promessa e são devotas aos Três Reis Magos. Os foliões saem nas ruas da cidade visitando as casas, carregam uma bandeira, usam máscaras e cantam homenagens e passagens bíblicas, acompanhados de caixa, viola, pandeiro, violão, sanfona e rabeca.
Festa da Uva
A Festa da Uva é uma festa específica da cidade de Caldas, no Sul de Minas, e acontece desde 1946 no mês de janeiro e celebra a cultura da produção da fruta e da preparação do vinho artesanal característica do município.
A festa conta com uma programação muito diversa com baile de eleição e coroação da Rainha da Uva, exposição de uvas e produtos locais, exposição de acervo fotográfico, missa em ação de graça aos vitivinicultores, uma programação musical e circuito gastronômico e até mesmo concurso da melhor uva, e ainda há um desfile de carros alegóricos.
Essa festa não dá para perder mesmo! Já pensou em aproveitar toda essa programação e degustar o delicioso vinho artesanal de Caldas? Acontece todo ano, dá tempo de se programar!
Festival da Jabuticaba
O Festival da Jabuticaba acontece em Sabará, a Terra da Jabuticaba, e é o maior evento da cidade, atraindo muitos turistas e apaixonados pela gastronomia. O festival normalmente acontece no mês de novembro com a comercialização da fruta, de mudas e produtos derivados como licor, geleias, sorvetes, vinhos e molhos.
Uma curiosidade é que na cidade existe uma uma lei que dá descontos nos impostos territoriais para quem preserva uma jabuticabeira no quintal de casa, como forma de preservar a tradição local.
Separamos também uma lista de 4 eventos musicais clássicos que você precisa conhecer:
- Vesperata, em Diamantina
- Sinfonia das Águas, em Poços de Caldas
- Concertos no Órgão, em Tiradentes
- Orquestra Filarmônica, em Belo Horizonte
Quantos eventos clássicos mineiros você já prestigiou? Vale lembrar, mais uma vez, que eles acontecem todos os anos e você não vai querer perder essa oportunidade!
FONTE MINAS GERAIS