19 de março de 2024 00:06

Oficinas de iniciação em música acontecem em instituição pública de cidade da região

Projeto “Geração Música” oferece formação musical gratuita para crianças e jovens, com início das atividades em julho

O Projeto “Geração Música” chega à Escola Estadual Pedro Domingues de Entre Rios de Minas no mês de julho, desenvolvendo oficinas de iniciação em música gratuitas para crianças e jovens, com o objetivo de despertar o interesse e potencial musical dos alunos. A instituição terá dois grupos de 30 alunos cada, selecionados pelo CEPROI, e divididos um no período da manhã e outro à tarde. Serão 46 oficinas por escola, que serão realizadas durante todo o ano, seguindo o calendário escolar.

Os alunos terão acesso a instrumentos novos de corda e percussão para as aulas práticas, material pedagógico de apoio, e todos os participantes recebem um caderno musical para anotações e acompanhamento das atividades, além de camisetas com identidade visual do projeto.

As oficinas têm a parceria do Grupo Musical Ungambikkula, com seus integrantes especialistas em instrumentos de corda, sopro e percussão, formados pelo Instituto de Artes da Unicamp em Campinas – SP. A tribo busca harmonia e consciência através dos pilares de ensino musical, e irá coordenar e conduzir as atividades, desenvolver o material pedagógico e acompanhar os resultados obtidos nas oficinas. 

A música é uma grande aliada no processo de aprendizagem das crianças, auxiliando na concentração e memória, comunicação, expressão corporal, e desenvolvimento social e emocional, além de ser uma maneira bem divertida de aprender. Ao término das oficinas, os alunos realizam a apresentação de um concerto com o Grupo Ungambikkula e um ou mais músicos convidados pelo projeto, para mostrar o desenvolvimento atingido.

“Geração Música” é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar, e em Entre Rios de Minas conta com o patrocínio da J. Mendes.

“A J. Mendes apoia esta obra por acreditar que o desenvolvimento sustentável só é possível com educação e respeito pelo meio ambiente. Através deste projeto, visamos contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental das crianças para a formação de cidadãos comprometidos com a conservação do planeta e o respeito ao próximo.”

Sobre a J. MENDES: Empresa mineira, ao longo de 55 anos ampliou seus negócios aos segmentos de Mineração, Agronegócio, Gestão de Imóveis, Gestão de Terminais e Aviação. Constantes investimentos em desenvolvimento, tecnologia e pesquisas a colocam entre as empresas mais reconhecidas do Brasil.

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Serviço:

“Geração Música” em Entre Rios de Minas

 Escola, endereço e data de início:

01 de julho de 2022 – das 10h00 às 11h20hs / Das 13h00 às 14h20

Escola Estadual Pedro Domingues – Rua Luci Faria, 60 – Senhor dos Passos

Oficinas gratuitas

Contato para pautas:

Vira Comunicação – [email protected]  – (19) 3367-1233

Letícia Herenyi– [email protected] – (11) 97562-3036

Milene Góes – [email protected]  – (15) 98811-6612https://viracomunicacao.com.br/https://viracomunicacao.com.br/

Últimas Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade