Depois de 4 anos de obras, entra em operação no início de agosto, o mais moderno equipamento da região do Alto Paraopeba de abate de animais (suinos e bovinos) para o consumo humano.
Sendo este abate dentro da normas sanitárias e do abate humanizado conforme portaria 365 de 16 julho de 2021.
A planta industrial situa-se na MG 030, próximo ao trevo da BR 040,no distrito de Lobo Leite em Congonhas (MG), Ponto Nobre.
Agora com novo nome é marca registrada “ Carne Forte” será um divisor de água em termos de saúde pública proporcionando mais qualidade de vida a população de Congonhas e Região.
A obra estrutural está em fase de conclusão, ajustes e testes finais de todos os equipamentos.
O empreendimento conta com modernos equipamentos de refrigeração e de abate humanizado totalmente coberto e portas com cortinas de ar na área da Indústria para evitar a entrada de poluentes e insetos visando garantir a qualidade e higiene dos produtos.
Os empreendedores aguardam a obra de acesso ser realizada pela prefeitura como também a licença ambiental, já em fase final de análise na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A câmara municipal e os vereadores que apoiaram e fiscalizaram a implantação do empreendimento junto
Ao Prefeito Dr Cláudio (MDB) que está dando total apoio necessário e está empenhado junto com seus assessores em resolver o problema de saude pública e cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público e a Prefeitura em gestão passada acabando assim com o abate clandestino e maus tratos aos animais.
O empreendimento é totalmente auto sustentável, iniciativa pioneira na região e funciona com sistema de biodigestores, sem lagoa, para tratamento do resíduos.
Os efluentes sanitários serao tratados em estação de tratamento própria e o biodigestor de alta tecnologia produzirá energia para a caldeira do empreendimento como também matéria prima para fertilizantes e gel fertilizantes (usado na produção hortaliças hidropônica).
O empreendimento passará pela fiscalização do Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) para emissão do SIR (Selo Inspeção Regional), última etapa antes do pleno funcionamento.
Um veterinário do órgão fiscalizará e atestará a qualidade dos animais para o abate. Nesta fase, o frigorífico vai gerar 50 empregos diretos e contratação será via Sine.
IMPORTÂNCIA
As importâncias: econômica, social e ambiental decorrentes da implantação do frigorífico foram destacadas. “Com ele em funcionamento, haverá uma melhoria significativa na qualidade e na quantidade do rebanho. Outro destaque é no quesito segurança alimentar, onde o abate é fiscalizado e inspecionado pela segurança alimentar, oferecendo ao comércio uma carne com qualidade garantida”, pontuaram os empreendedores, acrescentando a importância ambiental, pois os resíduos do abate serão direcionados para empresas certificadas.
“Ganham as empresas, a economia e sobretudo a sociedade, considerando o significado do respeito ao meio ambiente e ao crescimento sustentável”, concluíram.
Os empreendedores apostam no potencial econômico da região vislumbrando novos investimentos com apoio da prefeitura e camara municipal de Congonhas para geracao de novos empregos com a ampliacao do frigorífico nos próximos anos e preparam uma campanha de conscientização juntos as autoridades para o consumo de carne com qualidade.
“Acabou a época do abate clandestino, furto e maus tratos animais na nossa região. Temos que zelar pela saúde da população”, sintetizou os empreendedores.