Na manhã da última sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo realizou o lançamento do Raízes da Marcha, um projeto criado para valorizar o turismo e destacar a identidade cultural de Entre Rios de Minas, berço do cavalo Campolina. Participam também dessa iniciativa as cidades de Prados, Dores de Campos, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, Madre de Deus e Carrancas.Em parceria com a Trilha dos Inconfidentes, o roteiro do Raízes da Marcha foi apresentado em um evento ocorrido na Fazenda São José, com a participação de autoridades de todas os municípios participantes.
“Os circuitos turísticos são importantes na atualidade e o turismo é uma indústria limpa e que só traz benefícios para as comunidades. Desejo que esse seja o início de uma atividade muito proveitosa para os municípios envolvidos”, afirmou o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter Resende.
Após a cerimônia de lançamento do projeto, foi iniciada a cavalgada, que irá percorrer todas as cidades que fazem parte do roteiro. Em cada localidade, moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as histórias dos cavalos representantes dos municípios e também de resgatar a tradição mineira rural. “Esse é um projeto pioneiro, que tem o objetivo de estimular que as pessoas andem a cavalo, em contato com a roça e em reconhecimento ao movimento histórico da nossa região”, destacou Felipe Resende, secretário municipal de cultura, esporte, lazer e turismo.