Recursos relativos a calendários anteriores de benefícios ainda estão disponíveis para milhões de brasileiros.
Muitos brasileiros podem estar perdendo a chance de resgatar uma boa grana em benefícios trabalhistas. Esses recursos são referentes a diferente rodadas de saque ao PIS/Pasep, ou ainda ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
A liberação de todos esses programas já foi finalizada, mas o prazo para sacar ainda está valendo. A seguir, confira três possibilidades de receber dinheiro que você pode ter deixado passar despercebidas.
Abono salarial PIS/Pasep
Até março deste ano, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil liberaram o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. Os pagamentos deveriam ter ocorrido em 2021, mas foram adiados em razão da pandemia.
O prazo para retirar até um salário mínimo vai até 29 de dezembro para todos os trabalhadores contemplados. O benefício atende profissionais que trabalharam por pelo menos 30 dias no ano citado, recebendo uma média de dois salários mínimos por mês. Também é preciso ter inscrição PIS/Pasep há 5 anos, além de estar com os dados corretos na RAIS/eSocial.
Já aqueles que trabalharam formalmente em 2019 e não sacaram o abono em 2020 ganharam outra oportunidade para fazer a retirada. Neste caso, é preciso solicitar a reemissão do crédito em uma unidade regional do Ministério do Trabalho, ou pelo e-mail [email protected] (trocando “uf” pela sigla do estado onde mora).
Cotas do Fundo PIS/Pasep
Trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 1988 ainda podem resgatar as cotas do Fundo PIS/Pasep. Apesar de ter sido extinto há mais de 30 anos, cerca de 10 milhões de pessoas não retiraram cerca de R$ 23 bilhões.
O benefício pode ser consultado no site ou app FGTS, ou nas agências físicas da Caixa Econômica Federal. O interessado ou seus herdeiros têm até 2025 para resgatar a grana.
Saque extraordinário do FGTS
Entre abril e junho deste ano, a Caixa realizou o depósito do saque extraordinário do FGTS. Cada cidadão com saldo nas contas do fundo de garantia pode sacar até R$ 1 mil usando o aplicativo Caixa Tem.
Não é preciso solicitar o crédito, basta acessar a ferramenta para movimentar ao dinheiro. Quem preferir não usar a grana agora pode solicitar a devolução para as contas de origem, até o dia 10 de novembro, também pelo Caixa Tem.
O prazo para realizar o saque extraordinário do FGTS vai até o dia 15 de dezembro de 2022, para cerca de 42 milhões brasileiros.
FONTE EDITAL CONCURSOS