28 de abril de 2024 10:31

Casa de Música Branco apresenta espetáculo infanto-juvenil  “O Mundo Mágico da Orquestra” em Ouro Branco e BH

Orquestras fazem parte do imaginário de toda criança, adolescente e até mesmo dos adultos. Seus instrumentos, músicos e sons encantam pessoas de todas as idades. Porém, o funcionamento deste grupo é muitas vezes um universo desconhecido.

O musical O Mundo Mágico da Orquestra, da Casa de Música de Ouro Branco, convida o público a descobrir seus segredos e magias por meio de uma apresentação lúdica nos dias 10 de julho (ensaio aberto), domingo, às 17h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, e dia 17 de julho, domingo, às 16h, no Centro Cultural Unimed BH Minas (Minas Tênis Clube), em Belo Horizonte. 

O espetáculo tem Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, como diretor de cena, Bruna

Tameirão como roteirista, Débora Lutz como figurinista, André Reis como arranjador e Marcos Silva-Santos, como diretor musical. 

Juntamente com a Jovem Orquestra de Ouro Branco (JOOB), uma menina muito curiosa entrará num mundo mágico que se descortina girar uma manivela de uma caixa de música encantada. Nesse mundo habitam uma série de criaturas extraordinárias: um relógio falante, uma tartaruga anciã, passarinhos cantores, uma pipoca gaga, um pote de mel, uma carta de baralho e até uma locomotiva de trem! Esses personagens irão explicar os diversos aspectos do som, da música e as principais características dos instrumentos da orquestra – história, ritmos, propriedades timbrísticas, volume, tessitura, intensidade, modos de produção sonora – e também a capacidade que o corpo de instrumentos sinfônicos tem de representar as mais diversas atmosferas, que vão desde fenômenos da natureza, paisagens, ruídos, animais e até́ sentimentos humanos.

O repertório musical que compõe e ilustra o espetáculo perpassa pelos principais compositores clássicos, como Beethoven, Vivaldi, Tchaikovsky, Villa-Lobos, Bartók, Rossini, Rimsky-Korsakov, Albinoni e Léo Delibes.

“Uma das maiores dificuldades quando trabalhamos com música erudita é o preconceito que existe com relação ao universo em torno dela. É muito comum ouvir alguém dizer que é uma música muito complicada de se ouvir. Mas isso pode ser transformado levamos o conhecimento sobre ela para crianças e jovens. O musical se propõe os alunos ao teatro para assistirem a uma apresentação produzida especialmente para o entretenimento e compartilhamento de informações musicais de forma lúdica, divertida e interativa”, diz Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música. 

A entrada para o ensaio aberto é gratuita. Já os ingressos para o espetáculo em BH a custam R$20,00 e podem ser comprados no site Eventim (https://www.eventim.com.br/event/o-mundo-magico-da-orquestra-centro-cultural-unimed-bh-minas-15455126/

O espetáculo “O Mundo Mágico da Orquestra” tem patrocínio da lei patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Gerdau, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apoio do Hotel Verdes Mares.

JOVEM ORQUESTRA DE OURO BRANCO – JOOB 

Criada em 2001, a é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. A Orquestra tem regência do maestro Marcos Silva-Santos. Desde sua fundação, o grupo realiza diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, além de se apresentar diversas vezes em Belo Horizonte. Destacam-se projetos como o Gastrofônica, que use música e gastronomia e foi sucesso de público e crítica, o espetáculo cênico-musical Sítio do Picapau Amarelo, a apresentação em projetos sociais como na APAC de Santa Luzia,os concertos na Semana da Música e no Festival de Violoncelo de Ouro Branco, além de obras como “A Paixão Segundo São João”, de J.S. Bach,; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come, Ye Sons ofArts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG.

SERVIÇO

O MUNDO MÁGICO DA ORQUESTRA 

DIA 10 DE JULHO (DOMINGO)

ENSAIO ABERTO 

Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco (av. Patriótica, 1080, Ouro Branco)

Horário: 17h

Entrada: Gratuita

DIA 17 DE JULHO (DOMINGO)

Local: Centro Cultural Unimed BH Minas (Minas Tênis Clube), ( rua da Bahia, 2244, Lourdes – Belo Horizonte)

Horário: 16h

Entrada: R$ 20,00 – Vendas no site Eventim ( https://www.eventim.com.br/event/o-mundo-magico-da-orquestra-centro-cultural-unimed-bh-minas-15455126/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade