Do lado de fora da Casa Torta, a fachada de arquitetura fora dos padrões é só um detalhe.
O melhor mesmo dessa construção que parece ter vida própria, no distrito de Bichinho, próximo a Tiradentes, é o que o visitante encontra ao cruzar o portão (mas não sem antes tocar o sino).
Inaugurada em 2016 pelos artistas circenses Renato Maia e Lu Gatelli, a Casa Torta fica em um sobrado na estrada de acesso a Tiradentes, a 190 quilômetros de Belo Horizonte, e tem a infância como inspiração.
É só tocar o sino logo na entrada da casa para o visitante acessar um mundo lúdico, para crianças e adultos, em um espaço com um café com ares de teatro, camarim com figurinos e adereços de cena que podem ser usados durante a visita, jogos de tabuleiro e outros brinquedos.

Na área externa, no fundo da casa, o local tem também cama elástica, slackline, amarelinha, bambolês, perna de pau, malabares e monociclo.
“Quando as pessoas entram aqui, elas realmente resgatam o brincar livre, voltam a ser crianças”, avisa o artista Renato Maia.
E por que a casa é torta?

A estrutura tombada envolve a casa original como um figurino e foi uma forma que os idealizadores encontraram para brincar com o lúdico e “chamar a atenção para uma arquitetura diferente”, segundo descreve Renato.
“A fachada torta é só um detalhe na casa, aqui dentro é muito mais interessante”, avisa.
Como funciona a Casa Torta
É uma espécie de espaço de brincar, cujo ingresso dá direito a uma visita de 60 minutos em horário pré-determinado e com acesso a todos os serviços disponíveis no local.
E é só para crianças?
Definitivamente, não. Aliás, não é raro encontrar um público, sobretudo durante a semana, formado exclusivamente por adultos.

Assim como propõem os próprios idealizadores, o atrativo é uma quebra de tabu, fazendo adultos brincarem novamente como nos tempos de infância em um “espaço que diverte os olhos, enche sua cuca de arte e você se conecta com sua criança interior.”
“Esse é o propósito da casa. Fazer com que as pessoas sejam felizes aqui dentro e levem daqui só boas lembranças”, conclui Renato.
VEJA VÍDEO
Casa Torta
R. Moisés Pinto de Souza, 446 (Prados – Minas Gerais)
De quarta a domingo, das 10h às 17h
ingresso: R$80
www.casatorta.com
FONTE VIAGEM EM PAUTA