27 de abril de 2024 16:04

Obras de trem turístico ‘Rio-Minas’ têm primeira etapa concluída; veja o que falta para início das operações

O projeto, iniciado em 2016, liga os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com a capacidade de transportar até 837 passageiros por viagem. Previsão é que a locomotiva comece a funcionar no final deste ano.

Foram concluídas as obras do primeiro módulo do trem turístico “Rio-Minas”, que liga os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro (RJ). O trajeto compreende 37 quilômetros de extensão e diz respeito ao trecho Três Rios-Sapucaia (RJ), e o município mineiro de Chiador.

Segundo a presidente da Ocisp Amigos do Trem, Cyntia do Nascimento, agora é esperada a assinatura do Contrato de Operação Específico que dá o direito de trafegar. A previsão é que a locomotiva comece a funcionar no final deste ano.

O trajeto completo, que liga Cataguases a Três Rios, conta com 168 quilômetros. Quando estiver em operação, a linha Rio x Minas vai ter 15 carros de passageiros. Em cada um desses trens, serão 9 composições, com a capacidade de transportar até 837 pessoas por viagem.

Qual o próximo passo?

Com a conclusão das obras do primeiro módulo, agora os trabalhos avançam para os municípios de Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases.

“Temos realizado reuniões regulares com empresários locais e de municípios vizinhos, com o objetivo de estabelecer parcerias e identificar pontos turísticos que possam ser integrados ao projeto”, explicou Cynthia.

Trajeto liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro — Foto: Amigos do Trem/Divulgação
Trajeto liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro — Foto: Amigos do Trem/Divulgação

Obras

Uma segunda fase de reformas no material rodante, que inclui locomotivas, carros de passageiros e vagões de alta linha está sendo realizada.

Também são feitos trabalhos de funilaria, pintura e ajustes necessários para integrá-los ao projeto, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Geração de emprego e impulso do turismo

Projeto promete fomentar turismo e gerar empregos — Foto: Amigos do Trem/Divulgação
Projeto promete fomentar turismo e gerar empregos — Foto: Amigos do Trem/Divulgação

Conforme a ONG, a obra vai gerar para os municípios de Três Rios, Chiador e Sapucaia 250 postos de trabalho, além de outros 40 postos para atuar na Amigos do Trem.

“Geração de emprego e renda, valorização do turismo nos municípios, capacitação de pessoas, tudo isso tem o valor social. As cidades fizeram toda a reformulação da hotelaria e comércio”, afirmou a presidente.

Trem turístico ‘Rio-Minas’

O projeto para implantação do trem turístico que vai ligar os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro foi iniciado em 2016, idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que morreu aos 45 anos em 2018 por causa de um câncer.

Em 2018, foi realizada uma viagem teste do trem “Rio-Minas”, que abrange oito cidades entre os dois estados. É o maior trajeto turístico ferroviário do país. Uma viagem que promete revelar a beleza de cada lugar por onde o trem vai passar.

Durante o teste, o trem Rio x Minas fez um passeio entre Sapucaia e Três Rios, na região Sul do estado, as duas únicas cidades do Rio que fazem parte da conexão com Minas. No trajeto, estão oito municípios e mais de 160 quilômetros, que encurtam a distância entre o passado e o futuro.

FONTE G1

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade