×

Comunidade do Triângulo II pode resgatar sua dignidade com oferta de serviços básicos

O Triângulo II, em Lafaiete (MG), recebeu nesta manhã de sexta-feira (15( a visita do Defender Publico da União da Defensoria Regional do Direitos Humanos, João Márcio. O encontro contou com a presença do executivo municipal, do legislativo, do deputado federal Padre João (PT), membros do Conselho Municipal de Habitação, a Famocol e dezenas de moradores que tiveram a oportunidade de expor a dura realidade da comunidade que convive há mais de uma década sem infraestrutura básica de água, luz, calçamento e esgoto.

A discussão gerou em torno do projeto de Reurb ( Regularização Fundiária Urbana), o que provocou os representantes tanto da Procuradoria quanto das Secretárias de Obra, Meio Ambiente e Planejamento a dizer que o processo administrativo para implementar a regularização fundiária já está no radar do governo municipal para ser iniciado.

Para o defensor, a Reurb-S é o melhor caminho para regularizar o Triângulo II e colocou -se a disposição e solidarizou com a luta dos moradores em defesa da moradia digna. ” Pela primeira vez conseguimos fazer um encontro aqui na nossa comunidade com a presença das autoridades responsáveis pela política urbana do município a nos falar abertamente sobre os problemas e as soluções que o município está tomando para legalizar o nosso bairro. Agradeço o empenho e apoio do Conselho Municipal pelo para a realização deste encontro histórico para nós moradores” destacou Elionito Aparecido, representante da Associação dos Moradores do Triângulo e conselheiro do CMH.

A reunião teve uma relatoria que anotou todas as falas e os encaminhamentos que serão repassado para o executivo, legislativo, a Promotoria, a Famocol e o Conselho de Habitação. ” A reunião mostrou como o diálogo é importante quando os atores se encontram para ouvir e propor projetos que tem como produto final a melhoria de qualidade de vida de quem mais precisa” , destacou João Vicente.

“Um grande passo pra Lafaiete, pela primeira vez veio a nossa cidade um Defensor público Federal da União, e graças a essa visita conseguimos que os departamentos da Prefeitura estivessem no bairro Triângulo 2, e assim vamos dar um grande passo para regularização fundiária do nosso município. E as pessoas poderem ter o mínimo de dignidade para viver, com água, luz e saneamento básico”, comentou Daniele, Presidente da Famocol.

Carro Pipa

Um moradora reclamou da qualidade da água do caminhão pipa que cai nas torneiras com cor de barro e mau cheiro. Em resposta a essa reclamação, o Secretário Adjunto da Obra, Meio Ambiente e Planejamento, Cláudio Quirino, enfatizou que na próxima semana eles irão sentar para planejar melhor o abastecimento e a questão da qualidade da água. O encontro que aconteceu no meio da rua, começou as 9 e 15 e foi encerrado as 11h.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp