27 de abril de 2024 02:02

Catas Altas da Noruega festeja sua padroeira; 73 anos de devoção a Nossa Senhora das Graças, a santa que veio do céu

Entre os dias 20 a 31/07, Catas Altas da Noruega comemora o 5º Jubileu de Nossa Senhora das Graças, a santa que veio do céu. Com uma grande programação religiosa e cultural, a cidade está toda enfeitada para os festejos que conta com missas, novena, procissões, carreatas, shows, apresentações diversas, praça de alimentação, espaço kids e toda uma estrutura para receber os devotos e romeiros ao longo de 12 dias de festa. Celebrando os 73 anos da queda da imagem de Nossa Senhora das Graças, a festividade deste ano tem o tema “Ó Maria das Graças volvei sobre nós os teus raios de luz” com organização da Paróquia São Gonçalo do Amarante tendo à frente o Pároco Padre João Luiz da Silva e apoio da Prefeitura Municipal de Catas Altas da Noruega e comunidade local.

O jubileu será transmitido todos os dias pela Rádio Noruega e pelas redes sócias da paróquia e do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Graças.

Durante os dias do Jubileu também acontece em Catas Altas da Noruega o Festival de Bandas de Música, a Caminhada Santo Inácio com Costela, o Arraiá das Graças e o Desafio Ciclístico da Gruta (Mountain Bike).

Conheça a história da imagem de Nossa Senhora das Graças

29 de julho de 1949. Naquele dia, Padre Luiz Gonzaga Pinheiro organizava as festividades de São Gonçalo do Amarante. Era sua primeira festa do padroeiro de Catas Altas da Noruega. Tudo estava pronto, mas algo o preocupava. A imagem de Nossa Senhora das Graças, que havia encomendado, não tinha chegado e pelo tardar da hora dificilmente a teria para a solene procissão.    

O silêncio daquela tarde foi quebrado por um avião e o rastro de fumaça deixado no ar. A população foi às ruas para ver o que acontecia. Parecia que caía do céu uma chuva de papel picado. Mais tarde saberiam que eram mercadorias atiradas do avião que falhava seus motores. Era um avião da Cia. Itaú Transportes Aéreos que saiu do Rio de Janeiro para Belém do Pará levando pneus, máquinas de escrever, geladeiras, rolos de tecidos, sapatos, medicamentos e tantos outros produtos.

No avião encontravam-se também três imagens sacras. Com a queda, duas ficaram irreconhecíveis já a terceira, intacta sobre o cascalho, a pequena e singela imagem de Nossa Senhora das Graças. Encontrada por lavradores, veio do céu para ficar conosco disse Padre Luiz.

A imagem foi doada à Paróquia e ocupa lugar de honra no Santuário a ela dedicado. O avião sem combustível aterrissou na Pampulha. Desde então, vivemos esta linda história, repetida no Monumento à Padroeira; na Gruta de Nossa Senhora das Graças, local onde a imagem foi encontrada; no museu de nossa cidade e como o rastro de fumaça, por todo lugar onde passamos orgulhamos em manter viva esta devoção.

Outras informações:
Escritório Paroquial (31)99866-7315/ Página do Santuário no Facebook @santuariocatasaltasdanoruega

Colaboração: Giovane Neiva

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade