Com a participação de menos de 20 pessoas, a prefeitura de Lafaiete promoveu na noite de sexta-feira (19), um encontro para discutir o orçamento do Município de Conselheiro Lafaiete para o exercício de 2023 na área da saúde. Esta foi a 2ª audiência de três que acontece até esta semana que serviu para analisar, juntamente com a população, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o instrumento que estima as receitas e fixa as despesas do governo.
A assessora Túlia Alcântara explicou sobre as Leis Orçamentárias, a importância do momento da consulta pública e da audiência pública na elaboração da peça orçamentária e apresentou o orçamento da saúde que foi o tema principal da audiência. Foi falado da realidade do setor no município e apresentado um orçamento inicial em elaboração em torno de R$ 144 milhões. Em seguida finalizada a apresentação foi aberta para discussão com o público presente e os questionamentos foram respondidos pelo Secretário de Fazenda Cláudio de Castro Sá Filho.
Ao ser questionado sobre a implantação do piso nacional dos enfermeiros e técnicos, Cláudio informou que a prefeitura está fazendo um levantamento dos impactos financeiros no orçamento e ressaltou que a despesa virá de uma fonte de financiamento com a realocação de recursos na área da saúde.