27 de abril de 2024 18:09

Advogado lafaietense defenderá tese de doutorado na Europa

O advogado Dr. Luiz Antônio da Silva Bittencourt, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (MG) iniciou um processo de investigação doutoral na Universidade de Sevilla, na Espanha, permanecendo por 7 meses e desenvolvendo sua pesquisa com o tema “DIREITO AO TRABALHO DECENTE E EM CONDIÇÕES HUMANAS”.

Durante sua estadia no exterior, realizara estágio doutoral na FACULDADE DE DIREIRO DA UNIVERSIDADE DO PORTO, em Portugal e na UNIVERSIDAD DE ALCALA DE ENARES na Espanha.

De acordo com Dr. Luiz Antônio que é estudante do curso de doutorado na PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SULA e agora na UNIVERSIDADE DE SEVILLA na Espanha, o tempo em que já passou e que passará no exterior está sendo e será propício para amadurecimento na reflexão da proposta da investigação do doutorado e que, na UNIVERSIDADE DE SEVILLA é ambiente rico e instigante para pesquisa.

Segundo Dr. Luiz Antônio, mestre em direito pela PUCMINAS, e exerce sua profissão como advogado em Conselheiro Lafaiete e nos afirmou que é desafiador realizar essa pesquisa com o tema do Direito do Trabalho, ainda mais na atualidade, pois no Brasil há um discurso de que ter um trabalhador/empregado custa muito para a empresas e que estão apresentando uma via paralela de desproteção ao Direito do Trabalho, via essa que não protege e nem assegura condições mínimas para o trabalhador. E sendo assim, cada dia mais necessário repensar o que é trabalho e seu significado na sociedade.

Em relação a vida profissional, o pesquisador afirma que ter contato com a pensadores do Direito no exterior tem propiciado uma visão mais humana do Direito, colocando a pessoa humana em sua centralidade. Não pensar somente numa dimensão econômica, mas que o Direito é uma ciência que objetiva a pacificação social e por isso a responsabilidade que os advogados, promotores e juízes têm na condução de um processo.

Sua proposta de tese que será defendida até o final desse ano de 2022 ou início de 2023, onde trará uma análise minuciosa de que não existe globalização justa sem assegurar uma política de emprego e trabalho decente.

Dr. LUIZ ANTONIO DA SILVA BITTENCOURT

Email: luizsofia@yahoo.com.br

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade