27 de abril de 2024 09:03

Ouro Preto recebe Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Matosinhos em Portugal

A cidade de Ouro Preto recebeu na tarde desta terça-feira (13) uma comitiva portuguesa com a presença do Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Matosinhos, Portugal, Fernando Reis, o Prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo e demais representantes de várias cidades para o início do II Congresso Internacional do Culto ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Este ano está sendo realizado no Brasil em dois Patrimônios Culturais da Humanidade, Ouro Preto e Congonhas, até o dia 15 de setembro, de forma gratuita e aberta ao público.
O evento teve início no anexo do Museu da Inconfidência com palestras sobre a devoção e fé ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, apresentações culturais e a importância da relação entre Portugal e Brasil, que mantém as tradições e cultura.
Para Cláudio Antônio de Souza, Prefeito de Congonhas, “A cidade já possui um laço com Matosinhos, em Portugal, dado a origem histórica de Feliciano Mendes. Uma tradição, uma história voltada a gratidão e a fé. Este II Congresso retrata sobre o Bom Jesus de Matosinhos e como as Romarias, Jubileu influencia na divulgação das cidades junto aos fiéis e pessoas do mundo todo. Por meio da manifestação da festa do Jubileu, que ocorre em Congonhas até o dia 14 de setembro, a cidade ficou conhecida mundialmente, e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Por isso é extremamente importante estreitar ainda mais os laços, por meio de Congressos como este que está sendo realizado”, relata.
Nesta quarta-feira (14), dia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas recebe a comitiva portuguesa, Prefeitos e representantes para a tradicional Celebração de encerramento do Jubileu e visita guiada ao Museu de Congonhas.
O II Congresso se encerra neste quinta-feira (15) em Ouro Preto.
O Congresso é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, Câmara Municipal de Matosinhos (Portugal), Prefeitura de Congonhas e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Texto: Lilian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Raphael Dias

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade