O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pagou o 13º salário aos seus aposentados e pensionistas de forma antecipada este ano. Com esta, é a terceira vez consecutiva que a medida é adotada. No entanto, os segurados que deixaram de receber a cota extra poderão ser beneficiados no mês de novembro.
Em suma, serão contemplados os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios concedidos a partir de maio de 2022. Lembrando que quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou a RMV (Renda Mensal Vitalícia) não podem receber o 13°, uma vez que são programas não previdenciários.
Portanto, mais de 30 milhões de pessoas já resgataram o pagamento antecipado entre abril e junho. Sendo assim, os segurados que começaram a receber os benefícios do INSS após o final de abril terão acesso ao 13° salário proporcional ao período que entraram na folha de pagamento da previdência social.
Como saber se serei contemplado?
O segurado pode realizar uma consulta junto aos canais da previdência social para verificar se receberá o salário extra. Além do atendimento no número 135, é possível ter acesso às informações pelo site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Quem pode receber o pagamento do 13º salário em parcela única?
A princípio, segundo informações do Governo e do INSS, serão efetuados os pagamentos para quem recebe o piso nacional de R$1.212 (salário mínimo atual) e quem recebe mais do que esse valor.
Neste ano de 2022, o 13º salário em parcela única está disponível para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS que iniciaram o recebimento de benefícios da Previdência Social a partir de maio de 2022.
No primeiro semestre de ano, vale destacar, o presidente Jair Bolsonaro optou pela antecipação do pagamento do 13º salário do INSS. Sendo assim, uma grande parte dos brasileiros já receberam o pagamento. Estima-se que cerca de 30,5 milhões de pessoas já receberam o 13º de maneira antecipada, em duas parcelas, entre abril e junho.
Agora, segundo dados do Governo, resta o pagamento do 13º salário em parcela única para um total de 5,5 milhões de brasileiros.
Vale lembrar que o pagamento do abono extra é feito de maneira proporcional ao número de meses que os beneficiários receberam os pagamentos da Previdência. Sendo assim, para calcular o 13º salário, o cidadão deverá dividir o valor do salário tradicional por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses passados desde o primeiro saque do INSS.
Confira o calendário oficial do 13º salário em parcela única
O INSS já conta com o calendário completo de pagamentos até dezembro deste ano. Assim, já é possível verificar quando será realizado o pagamento da parcela única do 13º salário.
Em primeiro lugar, é importante destacar que os saques começarão no fim de novembro e seguirão até 07 de dezembro. Para saber qual o dia exato de receber, será necessário verificar o último número do cartão do benefício (excluindo-se o dígito verificador).
Atualmente, existem dois cronogramas de pagamento, sendo um para quem recebe até 1 salário mínimo, e outro para quem recebe maior que o piso nacional.
A seguir, confira o calendário completo para quem recebe até 1 salário mínimo.
- Benefício com final 1: 24 de novembro;
- Benefício com final 2: 25 de novembro;
- Benefício com final 3: 28 de novembro;
- Benefício com final 4: 29 de novembro;
- Benefício com final 5: 30 de novembro;
- Benefício com final 6: 01 de dezembro;
- Benefício com final 7: 02 de dezembro;
- Benefício com final 8: 05 de dezembro;
- Benefício com final 9: 06 de dezembro;
- Benefício com final 0: 07 de dezembro.
Agora, confira o calendário de aposentados e pensionistas que recebem acima de 1 salário mínimo.
- Benefício com final 1 e 6: 01 de dezembro;
- Benefício com final 2 e 7: 02 de dezembro;
- Benefício com final 3 e 8: 05 de dezembro;
- Benefício com final 4 e 9: 06 de dezembro;
- Benefício com final 5 e 0: 07 de dezembro