28 de abril de 2024 01:43

Outubro terá 1 feriado nacional e 1 ponto facultativo; veja calendário

O calendário oficial divulgado pelo Ministério da Economia estabelece todos os feriados nacionais e pontos facultativos para o mês de outubro, assim como para o restante do ano.

De acordo com o calendário oficial divulgado pelo Ministério da Economia no começo deste ano, outubro terá um feriado nacional e um ponto facultativo. Neste sentido, a expectativa é que haja, pelo menos, uma pausa geral nas atividades, com descanso para os trabalhadores e também para os estudantes.

Entretanto, como determinado na legislação, o ponto facultativo poderá variar de acordo com cada organização. No geral, fica a critério dos chefes, empregadores e donos das instituições como ficarão as atividades no ponto facultativo.

Apesar disso, as atividades consideradas essenciais para a sociedade seguem normalmente, com poucas mudanças.

Qual o calendário de feriado nacional e ponto facultativo para outubro?

Segundo as informações oficiais, o feriado nacional previsto para outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando também se celebra o Dia das Crianças. Curiosamente, essa é uma data comemorada pelo cristianismo como forma de agradecimento à Maria, mãe de Jesus.

Além disso, Nossa Senhora Aparecida é oficialmente a Padroeira do Brasil, nomeada pela Igreja Católica. Ainda que o Dia das Crianças tenha sido oficializado em 1924, pelo antigo presidente Arthur Bernardes, a data não é um feriado nacional e somente coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Além disso, a data foi escolhida especificamente como forma de associação com a chegada dos espanhóis no continente americano. Em outubro de 1717, pescadores encontraram a primeira imagem da santa, que posteriormente seria consagrada como Nossa Senhora Aparecida.

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade