“As nossas cidades têm características próprias, mas os problemas são comuns”. A opinião foi do candidato a deputado estadual pelo Avante, Christian Souza, durante o encontro promovido a noite de ontem (22), uma iniciativa entre a Faculdade de Direito de Lafaiete e Movimento Voto Ético (PROVE), reunindo 20 postulantes tanto para a Assembleia de Minas como ao Congresso Nacional, das 3 maiores cidades do Alto Paraopeba.
O sentimento irmanado na pregação políticas do protagonistas era de integração regional e o bate papo sinalizou pela importância do debate além dos limites geográficos dos municípios. O encontro saudável de ideias estimulou um diálogo regional que não deve ocorrer nas eleições, mas uma discussão permanente.
As propostas dos candidatos foram as mais variadas desde a BR 040, passe livre estudantil, saúde, educação, voto distrital, criação da regional de saúde em Lafaiete, redução da carga tributária e principalmente estava no centro das discussões a representatividade das cidades e consolidação da força política no contexto de Minas e do Brasil.
Os 20 candidatos que participaram da iniciativa inédita concordaram que a região tem um potencial econômico, mas carece de lideranças nas instâncias governamentais nas quais as decisões são tomadas e definidas.
O encontro marca um novo momento regional em que a quantidade de candidatos não expressa a divisão de forças mas a diversidade política e o sentimento de nova região de que ela precisa ocupar seu espaço independente de credos, cores e raças e ideologias.
Da “candidatura da terra” para minar oportunistas de plantão evoluímos para a “candidatura regional”, tese que coaduna com o contexto de território. Ai de Lafaiete, se não fossem Ouro Branco e Congonhas e vice e versa! Nenhuma cidade é uma ilha e avançamos em termos de sinergia regional.
O debate mostrou uma pluralidade de ideias mas convergência por uma governança regional em torno dos interesses mais legítimos da região que se faz urgente. O passo foi dado, cabe agora seguir! Agora o poder está nas mão dos eleitores!