2 de maio de 2024 02:10

Quase 790 mil eleitores da região vão às urnas neste domingo (2)

786.196 eleitores vão às urnas neste domingo para definir os rumos da região, do Estado e do Brasil.
Durante 45 dias, os candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e Presidente expuseram suas propostas para análise dos brasileiros.
E agora chegou a grande festa da democracia. O que mais pautou as eleições foi o grau de representatividades das cidades e das regiões. Muito se discutiu o fortalecimento do poder político de um território
“A pergunta comum em rodas de conversa política em Lafaiete e região foi: a cidade vai fazer algum deputado federal ou estadual? A dúvida, obviamente, tem como base o grande número de candidatos e também a tradicional invasão de ‘forasteiros’. O enigma só será desvendado no dia 2 de outubro.”
Entenda-se como candidato “local” qualquer um que seja militante e residente aqui ou em uma das cidades do nosso entorno, pertencente ao nosso dia a dia, cujos munícipes representados enfrentem os mesmos problemas e tenham os mesmos anseios regionais.
Somos, só quase 800 mil eleitores aptos a votar no pleito deste domingo. Seria o pior dos cenários não eleger ninguém, principalmente a deputado federal ou deputado federal. Nesta luta fatricida que é a política brasileira, em que a concentração dos maiores recursos financeiros públicos está em Brasília. Ficaríamos órfãos na reivindicação de soluções para tantas demandas que temos. Por mais que um deputado estadual seja atuante e tenha bons relacionamentos na Assembleia Legislativa, ele não tem acesso a tantos recursos, por questões constitucionais e porque Minas Gerais continua sendo um estado quebrado. É em Brasília que está o volume de dinheiro suficiente para resolver antigos problemas de Sete Lagoas e vizinhança.
Realmente é grande o número de candidatos locais, porque infelizmente as nossas lideranças políticas não se articulam para evitar que isso ocorra. E como não existe o voto distrital, todos os postulantes a vagas de deputado estadual e federal de qualquer cidade de um dos 853 municípios mineiros podem buscar votos aqui.
Há um leque de opções. Aproveitemos esta reta final de campanha para nos informarmos e trocarmos ideias com amigos, vizinhos e colegas de trabalho quanto àqueles que reúnem as melhores condições para merecer a nossa confiança nas urnas e nos representar na Capital do estado e no Congresso Nacional, em Brasília.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade