×

Prazo para saque do FGTS e PIS/Pasep vai até dezembro. Fique atento!

Confira onde consultar o abondo salarial, mais conhecido como PIS/Pasep, e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As pessoas que trabalham em regime CLT, ou seja, de carteira assinada, possuem uma série de direitos trabalhistas previdenciários e recebem benefícios anualmente. Dentre esses direitos, estão o abono salarial, conhecido como PIS/Pasep, e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Esse benefício é um abono salarial oferecido anualmente aos trabalhadores tanto de instituições públicas quanto privadas. Durante o momento atípico de pandemia e da crise financeira gerada por ela, esse benefício deixou de ser pago durante dois anos aos trabalhadores.

Frente a isso, durante este ano, o Governo Federal efetuou o pagamento de dois anos-bases, sendo eles 2019 e 2020. Dessa forma, foram oferecidos os dois benefícios no ano de 2022. Mas, mesmo que já tenha sido liberado, muitos cidadãos ainda não sacaram o valor depositado pelo Governo. Por isso, foi decidido prorrogar a data-limite para realizar o saque até o dia 29 de dezembro.

Nesse contexto, é importante que as pessoas que possuam direito a esse benefício o retirem do banco o quanto antes, pois, do contrário, o valor pode voltar para os cofres públicos.

Nesse ínterim, as pessoas que quiserem consultar se possuem ou não o direito ao recebimento desse valor podem buscar a informação na Central de atendimento do INSS, telefone 135 ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado tanto no sistema Android quanto iOS de maneira gratuita.

Saque extraordinário 

Além do PIS/Pasep, os segurados e contribuintes do INSS podem ter acesso ao Saque Extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Durante o período da pandemia, o valor de R$ 1 mil foi liberado pelo Governo Federal a fim de auxiliar as pessoas que foram impactadas pela crise financeira.  

No caso do FGTS, ele teve o valor depositado de maneira automática em uma conta da Poupança Digital do Caixa Tem aos trabalhadores no mês de julho e estará disponível até dia 15 de dezembro. 

Por fim, é importante dizer que aqueles que ainda não tiveram acesso a esse dinheiro podem resgatá-lo através do aplicativo Meu FGTS, que pode ser baixado para Android ou iOS.

FONTE CAPITALIST

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp