28 de abril de 2024 14:54

Autoescola Online: veja como fazer as aulas da CNH de casa

Modalidade de aprendizado durante a obtenção da primeira CNH proporciona economia financeira e de tempo ao aluno. Veja como funciona.

A pandemia trouxe diversas mudanças na forma de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma delas foi a possibilidade de fazer as aulas de autoescola de forma totalmente remota, ou seja, à distância.

Além de economia de tempo, a modalidade de autoescola online também proporciona economia financeira, pois o aluno não precisa utilizar nenhum transporte para aprender os conceitos básicos de trânsito. Resumindo: existem os benefícios relacionados à praticidade, rapidez e redução de gastos.

Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dá essa opção de formação teórica online àqueles que vão tirar a primeira habilitação. Essa modalidade está disponível desde abril de 2020, via decreto publicado no Diário Oficial da União.

Como funcionam as aulas online?

As autoescolas que desejam adotar esse método e oferecê-lo aos alunos devem garantir o acesso a uma plataforma digital apta ao aprendizado. O objetivo é que as aulas online funcionem da mesma forma que aquelas realizadas no formato presencial.

Portanto, é importante a oferta de recursos tanto em vídeo, áudio e o acesso à internet. Além disso, a duração das aulas deve ser mantida, bem como o conteúdo programático. Existe a opção de o instrutor ministrar as aula remotas em tempo real ou gravadas.

As plataformas disponibilizadas pelas autoescolas devem atender as exigências do Contran, com mecanismos de segurança antifraude (conforme traz a Resolução do CONTRAN nº 738 de 2020). Dentre elas é o uso da biometria, feita por reconhecimento facial tanto no início quanto no fim de cada aula.

Quem optar pela autoescola online e estiver acompanhando as aulas teóricas deverá cumprir a carga horária estipulada em 45 horas. Importante lembrar que a comunicação entre o instrutor e o aluno pode acontecer em tempo real, seja por vídeo, áudio ou por encaminhamento de arquivos e documentos.

E as aulas práticas?

Em relação às aulas práticas, estas não podem ser realizadas de forma online. A resolução do Contran aponta que somente aulas teóricas podem ser realizadas remotamente. As práticas, no entanto, acontecem exclusivamente de forma presencial, pois envolvem o aprendizado da direção do veículo.

Por tudo isso, considerando que a modalidade remota seja capaz de adiantar o processo de finalização da parte teórica do processo de obtenção da primeira CNH, fica mais fácil encaixar os horários em meio à rotina agitada dos dias atuais para o aprendizado do conteúdo programático exigido.

Vale destacar que os simulados também podem ser feitos via remota, o que dá mais liberdade ao indivíduo de concluir o teste.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade