“Receitas de Família” é o nome do Festival Gastronômico de Entre Rios de Minas, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e que já está em sua quarta edição que não promove somente uma opção de lazer e diversão mas que também valorização de sua cultura. “Acreditamos que a gastronomia tem um potencial de gerar novos empreendedores ao mesmo tempo atrai turistas”, avaliou o Secretário Municipal de Cultura, Felipe Resende.
O evento traz uma opção de lazer e de participar de aulas de culinária, a shows, apresentações da cultura popular e aprender um pouco mais sobre a história da cidade e de seus habitantes. O festival integra o Inventário de Proteção do Acervo Cultural do Município Entre Rios de Minas, sendo registrado com o código PImat – 29 Celebrações. O Festival “Receitas de Família” valoriza a memória e história através dos conhecimentos culinários dos seus habitantes, como também gera benefícios socioeconômicos às cozinheiras e aos produtores locais.
A gastronomia é um dos pontos fortes no território de Entre Rios de Minas e a realização de festivais gastronômicos é uma característica marcante da cultura local.
O Festival “Receitas de família” é uma forma de valorização da memória da cidade através dos conhecimentos culinários dos seus habitantes, além de gerar benefícios socioeconômicos às cozinheiras e aos produtores locais, uma vez que grande parte dos ingredientes utilizados veio do próprio município. É um evento incorporado ao calendário cultural da cidade por envolver as características de sua população e valorizar suas histórias e produções.
Programação das Capacitações – Centro Cultural de Entre Rios de Minas
18/09/2022 – Sábado
- Capacitação dos Cozinheiros (as). 13:00 às 16:00 pela Chef Maria José.
01/10/2022 – Sábado
- Capacitação dos Cozinheiros (as). 13:00 às 16:00 pela Chef Maria José.
Programação – Praça Senador Ribeiro
Para que o Festival Gastronômico “Receitas de Família” transcorra, serão fornecidas 9 barracas para comercialização dos pratos selecionados e 03 barracas para a comercialização de bebidas e sobremesas em geral; além disso, haverá disponibilização de espaço para comercialização de artesanato local e presença de artistas expositores do município.
08/10/2022 – Sábado
11:00 – Abertura Oficial do Festival
12:00 – Pedriraty (show)
14:00 – Aula Show com a Chef Nathalia
15:00 – Alessandra Crispin (show)
17:00 – DJ Túlio (show)
20:00 – Balaio de Bambas (show)
09/10/2022
11:00 – Aula Show com o Chef João Evangelista
12:00 – Cifras no Varal (Show)
13:00 – DJ Celso (show)
16:30 – Resultado e premiação da melhor receita de família, Ornamentação da Barraca e História da Receita.
17:00 – À Rita (Show)
Chefs convidados:
Maria José Avelino Victória graduada em Gastronomia pela UNA possuiu especialização em Gestão em Negócios Gastronômicos; atualmente é professora na Faculdade PROMOVE; e nesse festival, além de Chef jurada foi a Chef responsável pelo curso de capacitação dos cozinheiros.
João Evangelista Oliveira Júnior, entreriano de berço, apaixonado por cozinha e que ingressou profissionalmente em 2004 no ramo da gastronomia, possui graduação tecnológica em Gastronomia pela faculdade Estácio de Sá e é detentor de mais de seis anos de experiência profissional na área, tendo trabalhado como cozinheiro e coordenador gastronômico no Restaurante Morais e Faria LTDA e Restaurante Café com Prosa. Nesse ano é Chef jurado do Festival Gastronômico.
Nathália Rodrigues dos Santos também entrerriana de berço possui graduação em Gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá e já trabalhou em importantes estabelecimentos como Restaurante Crouton e Cafeteria Coffice; nesse ano faz parte do corpo de jurados do festival.
Confira os cozinheiros e seus pratos que estarão abrilhantando o festival:
- Barraca da Jose – Prato: Iscas de frango ao molho especial
- Barraca da Bernadete – Prato: Porco serrado, couve e angu
- Barraca da Jacqueline Rosa Santos Azevedo – Prato: Bambá de couve
- Barraca da Leila – Prato: Umbigo de banana com linguiça de porco defumada e angu
- Barraca da Letícia – Prato: Pastel de Angu
- Barraca do André Filipe – Prato: Risoto com costelinha da Vó Cely
- Barraca da Deizi – Prato: Sabor sem fronteiras
- Barraca do Luiz Antônio – Prato: Rocambole de Carne
- Barraca da Daiana – Prato: Carne de lata com mandioca