15 de junho de 2024 10:11

Começa hoje (12) a primeira edição do Festival de Cultura Popular em Entre Rios, São Brás e Jeceaba

Evento será realizado de 12 a 16 de outubro, com atrações artísticas gratuitas em praças das cidades. Para comemorar a semana das crianças, a programação oferece atividades para o público infantil e toda a família. 

De 12 a 16 de outubro, os municípios de Entre Rios de Minas, Jaceaba e São Brás do Suaçuí recebem o Festival de Cultura Popular, iniciativa pensada para oferecer aos municípios mineiros atividades artísticas e de formação que valorizam a diversidade da cultura brasileira. Com uma programação dedicada à semana das crianças, a primeira edição do evento nas cidades irá ocupar ruas e praças, com apresentações do Grupo Atrás do Pano (MG), da Cia. Pelo Cano (SP) e do Grupo Desembargadores do Furgão (SP).  As atrações são gratuitas. Classificação: livre.

“O Festival de Cultura Popular se propõe democratizar o acesso às tradições culturais e costumes, por meio de experiências artísticas e de formação. Iniciamos a circulação no mês de setembro, nas cidades de Ouro Preto e Nova Lima, com uma rica programação contemplada por oficinas, seminários, feira de comidas típicas e artesanato, cortejo, giros de folia, espetáculos de teatro, dança e músicas típicas. Em Entre Rios de Minas, Jaceaba e São Brás do Suaçuí, dedicamos a primeira edição do evento ao Dia das Crianças, com atividades artistas que colorem a nossa brasilidade. As praças serão tomadas por atrações para toda a família”, explica Fernanda Vidigal, da Agentz Produções, coordenadora do Festival. 

A cidade de Entre Rios de Minas recebe o Festival de Cultura Popular no dia 12 de outubro (quarta-feira) – Dia das Crianças –, quando duas atrações do Grupo Atrás do Pano ocupam a Praça de Eventos: “Rua de Brincar”, das 10h às 16h – uma ação lúdica que propõe uma relação direta e espontânea com espaço urbano, estimulando a participação do público por meio da confecção de brinquedos e objetos cênicos, brincadeiras de roda, jogos e musicais, ateliê aberto de artes plásticas e aulão de percussão; e o espetáculo “Estórias Cantantes”, às 16h – inspirado na riqueza e diversidade da cultura popular brasileira, a peça propõe ao público experimentar o jogo rítmico e corporal, através do resgate de mitos folclóricos, parlendas, cantigas e trava-línguas. 

A Cia. Pelo Cano chega à cidade no dia 13/10 (quinta-feira), para apresentação do espetáculo “Parapapel”, às 16h. A partir de um cenário composto por um bloco de folhas de papel em branco (flip chart), as palhaças Emily e Manela contam tradicionais histórias, que rapidamente são desconstruídas a partir das situações cômicas que as palhaças misturam à trama original. No dia 14/10 (sexta-feira), o “Cortejo Com Bonecos e Maracatu” fará homenagem ao maracatu de baque virado, às 16h, com a participação de inúmeros bonecos que representam a cultura popular, coordenado pelo arte-educador Marcos Rhossard. A programação na cidade encerra-se no dia 15/10 (sábado), com apresentação do espetáculo “A Fabulosa Tenda dos Charlatães”, do Grupo Desembargadores do Furgão, às 16h. Personagens representados com máscaras balinesas apresentam as mais incríveis atrações como: “A atiradora de agulhas”, “Homem mais forte do mundo” e “O mago francês das montanhas”. As atividades em Entre Rios de Minas acontecerão na Praça de Eventos.  

O festival chega a Jeceaba no dia 14 de outubro (sexta-feira), com a ação “Rua de Brincar”, do Grupo Atrás do Pano, das 10h às 16h. No dia 15/10 (sábado), a Cia. Pelo Mundo apresenta o espetáculo “Parapapel”, às 16h, e no dia 16/10 (domingo), a cidade recebe o Grupo Desembargadores com a montagem “A Fabulosa Tenda dos Charlatães”, para apresentação às 11h. As atividades acontecerão na Praça Padre José Bosco de Resende. 

São Braz do Suaçuí recebe a programação no dia 13 de outubro (quinta-feira), quando o Grupo Atrás do Pano realiza a ação “Rua de Brincar”, das 10h às 12h, e apresenta o espetáculo “Estórias Cantantes”, às 16h. A Cia. Pelo Mundo encerra o festival na cidade no dia 14 (sexta-feira), com espetáculo “Parapapel”, às 16h. As atividades em Entre Rios de Minas acontecerão na Praça da Igreja da Matriz.  

O Festival de Cultura Popular é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Vallourec, com apoio das Prefeituras de Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas. A produção é da Agentz Produções Culturais e a realização do CIRC – Centro de Intercâmbio e Referência Cultural, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo

Sobre a Vallourec

A Vallourec está entre os líderes mundiais em soluções tubulares premium, atuando principalmente junto aos mercados de energia (óleo e gás, geração de energia). Sua experiência estende-se também ao setor industrial (incluindo mecânico, automotivo e construção). Com aproximadamente 17 mil empregados, usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de pesquisa e desenvolvimento, a Vallourec trabalha lado a lado com seus clientes para oferecer mais do que apenas tubos, mas soluções inovadoras, seguras, competitivas e inteligentes para tornar todos os projetos possíveis.

No Brasil, a Vallourec possui oito unidades. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a unidade Florestal é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o Alto-Forno das unidades produtoras de tubos; e a unidade Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro. A Empresa conta, ainda, com uma unidade de Negócios no estado, provedora de serviços administrativos. Com linhas de produção em Minas Gerais e em São Paulo, a Vallourec Tubos para Indústria (VTI) fornece tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais. No Rio de Janeiro, a Vallourec Tubular Solutions (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. E no Espírito Santo fornece serviços de revestimento anticorrosivos. Para mais informações, acesse o site www.vallourec.com/br

SERVIÇO

Festival de Cultura Popular 

Data: 12 a 16 de outubro 

Cidades: Entre Rios de Minas, Jaceaba e São Brás do Suaçuí 

Classificação indicativa: livre 

Gratuito 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade