19 de julho de 2024 04:14

INSS vai pagar um abono extra em novembro: Saiba quem recebe

Vai cair na sua conta! INSS vai pagar abono extra para aposentados e pensionistas em uma única parcela no mês de novembro. Confira mais informações aqui:

Os problemas financeiros dos aposentados e pensionistas aumentaram no pós-pandemia. Diante essa situação, o Governo Federal, criou o Programa de Renda e Oportunidade para movimentar a economia do país e os auxiliar financeiramente.

A confirmação da iniciativa saiu no Diário Oficial da União dia 18 de março, contendo medidas econômicas e entre elas o pagamento do 13° salário antecipado para os aposentados e pensionistas e demais beneficiários do INSS.

Continue realizando sua leitura e saiba todas as informações do pagamento do dinheiro extra para aposentados e pensionistas no mês de novembro.

Antecipação do 13° salário do INSS em 2022

O pagamento do 13° salário do INSS ocorreu de forma antecipada conforme previu o Decreto n.° 10.999 que integra o Programa de Renda e Oportunidade. Sendo assim, os aposentados e pensionistas, conseguiram quitar algumas dívidas e suprir suas necessidades básicas e dos seus dependentes.

Apesar de haver a antecipação desse abono extra para os aposentados e pensionistas, não foram todos que puderam receber. Isso porque, somente aqueles que recebiam seus benefícios previdenciários antes de o Decreto n.° 10.999 ser publicado, contaram com esse dinheiro na conta. Nesse sentido, os pagamentos aconteceram do dia 25 de abril até o dia 7 de junho.

Entretanto, os novos beneficiários, a partir do mês de maio, não puderam receber o 13° salário antecipado, pois não havia como os acrescentar no cronograma de pagamentos que já estava definido. Portanto, recebem em uma única parcela no mês de novembro.

Quem tem direito ao recebimento do 13º salário?

Para ter direito ao recebimento do 13° salário, você precisa receber os seguintes benefícios: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-doença ou salário-maternidade.

No entanto, apesar de haver projetos de lei solicitando que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), receberam esse abono extra, não possuem direito. Pois, consiste em um benefício assistencial e o pagamento somente vai se torna devido se houver a aprovação de uma das propostas.

Quem deve receber o 13º salário em novembro?

No mês de novembro o pagamento do abono extra para os aposentados e pensionistas do 13° salário, somente vai ser para aqueles com benefício aprovado a partir do mês de maio. Sendo eles aposentados, pensionistas e também quem recebe o auxílio-doença, acidente, reclusão ou salário-maternidade.

Quanto eu devo receber de abono extra?

O abono extra pago aos aposentados e pensionistas e demais beneficiários no mês de novembro, vai se pago proporcional ao período que estão em benefício. Assim, o INSS considera também o valor do salário de benefício de cada um, para se chegar ao valor devido aos beneficiados.

Veja em seguida o calendário oficial do pagamento do abono extra para aposentados e pensionistas no mês de novembro.

Calendário oficial do abono extra para os aposentados e pensionistas do INSS em novembro. (Fonte/Edição: João Financeira).
Calendário oficial do abono extra para os aposentados e pensionistas do INSS em novembro. (Fonte/Edição: João Financeira).

FONTE JOÃO FINANCEIRA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade