Com patrocínio da J.Mendes, serão realizadas quarenta e oito apresentações gratuitas do espetáculo “Circuito Cidadania” nas cidades de Barão de Cocais, Belo Vale, Congonhas, Entre Rios de Minas e Piracema, inspirando as crianças a refletirem sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.
Barão de Cocais, Belo Vale, Congonhas, Entre Rios de Minas e Piracema recebem apresentações gratuitas da peça “Circuito Cidadania”
De 17 de outubro a 25 de novembro de 2022, o projeto “Circuito Cidadania” estará nas cidades Barão de Cocais, Belo Vale, Congonhas, Entre Rios de Minas e Piracema, em Minas Gerais, para uma grande temporada gratuita, convidando as crianças a refletirem sobre a importância de bons hábitos no trânsito, como uma forma de colaborar para uma sociedade mais humana e amigável.
Ao todo serão realizadas 48 (quarenta e oito) apresentações em escolas públicas, ginásios e associações, com entrada gratuita para toda a família.
A peça “Circuito Cidadania” tem como tema a melhoria do trânsito e da vida dos habitantes nas pequenas e grandes cidades, envolvendo as crianças, como futuras cidadãs que são, para inspirar transformações necessárias nas próximas gerações.
Com tom informativo, as apresentações serão interativas e contarão a história de moradores de uma cidade que, pelas experiências vividas em sua rotina diária, irão questionar, discutir e pontuar as necessidades de uma reorganização urbana envolvendo o trânsito e os pedestres, além de refletir sobre os hábitos na cidade e os problemas das atitudes das pessoas que ali vivem.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o “Circuito Cidadania“ é um projeto de espetáculo de teatro com intervenções cênicas no formato de um circuito teatral interativo para o público infantil.
Nesta cidade, o projeto é patrocinado pela J.Mendes, empresa com unidades em Minas Gerais, que se preocupa com a responsabilidade social e sustentável. Por isso apoia ações como esta, que potencializam a transformação local através da cultura.
“Desde sua fundação, a J. Mendes preza por uma gestão corporativa responsável e ética, fundamentada no respeito às pessoas e ao meio ambiente, comprometida, sobretudo, com o progresso do País”, comenta a empresa.
Sobre a J.Mendes: Com 56 anos de trajetória, a J. Mendes é uma empresa mineradora que, ao longo de sua operação, ampliou seus negócios voltando sua estratégia aos segmentos de Mineração, Agronegócio, Gestão de Imóveis, Gestão de Terminais e Aviação. Com constantes investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, a J. Mendes está entre as empresas mais reconhecidas do Brasil.
Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). As oficinas são patrocinadas pelo J.Mendes.
O projeto “Circuito Cidadania” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Ricardo Martins e apoio da Incentivar.
SERVIÇO: Temporada “Circuito Cidadania”
Sinopse: Com tom informativo, as apresentações serão interativas e contarão a história de moradores de uma cidade que, pelas experiências vividas em sua rotina diária, irão questionar, discutir e pontuar as necessidades de uma reorganização urbana envolvendo o trânsito e os pedestres, além de refletir sobre os hábitos na cidade e os problemas das atitudes das pessoas que ali vivem.
Classificação Livre – Grátis
Quando: 18 a 20 de outubro de 2022 – Horários: terça e quarta-feira às 09h, 11h, 14h e 16h / quinta-feira às 09h e 14h
Onde: Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck
Endereço: Praça Sete de Setembro, 165 – Bairro: Matriz – Congonhas, MG
Quando: 25 a 28 e 31 de outubro de 2022 – Horários: terça a segunda-feira, às 10h e 14h
Onde: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piracema – APAE
Endereço: Avenida Gabriel Passos, n° 66, Centro, Piracema – MG, CEP: 35536-000
Quando: 07 a 11 de novembro de 2022 – Horários: segunda a sexta-feira, às 10h e 14h
Onde: Ginásio Poli esportivo Deputado Agostinho Patrus
Endereço: Praça Antônio Morais, S/n, Santa Efigênia, Entre Rios de Minas – MG
Quando: 16 a 18 de novembro de 2022 – Horários: quarta a sexta-feira, às 09h, 13h e 15h20
Onde: Escola Municipal Maria da Conceição Monteiro de Castro
Endereço: R. José Augusto de Rezende, N 112, Centro, 35.743.000 – Belo Vale – MG
Quando: 22 a 25 de novembro de 2022 – Horários: terça a quinta-feira, às 09h e 14h, sexta-feira às 09h, 14h e 16h
Onde: E. M. Coronel Câncio
Endereço: R. Dr. Moura Monteiro, 78 – Centro, Barão de Cocais – MG, 35970-000