27 de abril de 2024 03:58

Faça isso e emita a CNH gratuitamente

Conheça o programa CNH Social, que oferece a CNH de forma gratuita para cidadãos de baixa renda em alguns estados do país.

Atualmente, o preço para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode chegar a até R$ 3 mil reais. Esses valores podem acabar impossibilitando os jovens de baixa renda de conseguir ter acesso ao direito de aprender a dirigir.  

O preço para tirar a CNH varia de acordo com o estado, município e a autoescola contratada. Dependendo do lugar, o preço final pode ser mais caro ainda que o relatado acima por causa dos custos adicionais, como o pagamento do DUDA (Documento Único do Detran de Arrecadação) e os exames psicotécnicos. 

CNH Social 
Os altos valores acabam tornando a licença para dirigir ainda mais inacessível para as pessoas que não podem pagar. Para que mais cidadãos tenham direito a adquirir a carteira de motorista, o programa CNH Social foi criado. 

O programa surgiu com o objetivo de oferecer CNH para pessoas de baixa renda. Com a carteira, é esperado que essas pessoas tenham maiores chances de conquistarem uma oportunidade no mercado de trabalho. 

A gratuidade não é oferecida apenas nos valores exigidos pelo DETRAN, mas também nos valores das autoescolas. Dessa forma, os participantes não arcam com nenhum custo para obter o documento. 

Quem tem direito? 
Cada estado define suas próprias regras específicas do programas. Porém, existem algumas regras gerais como: 

Ser aluno da rede pública (na modalidade dos estudantes);
Estar inscrito no CádÚnico (Cadastro Único);
Estar desempregado há mais de um ano;
Ter 18 anos ou mais;
Saber ler e escrever;
Ter renda familiar mensal de até 2 salários mínimos;
Ser beneficiário de algum programa social.
Estados que oferecem o programa CNH Social
Nem todos os estados participam do programa CNH Social. Veja abaixo as unidades federativas que oferecem a CNH gratuitamente: 

Como solicitar o empréstimo do Nubank e pagar só daqui 3 meses?
Acre;
Amazonas;
Bahia;
Ceará;
Distrito Federal;
Espírito Santo;
Goiás;
Maranhão;
Pará;
Paraíba;
Pernambuco;
Rio Grande do Norte;
Rio Grande do Sul;
Roraima.

FONTE SEU CREDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade