27 de abril de 2024 16:23

Posto Avançado do Corpo de Bombeiro em Congonhas recebe moderno caminhão e equipamentos com investimento do PMSB

Uma das metas do Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) é contribuir para a estruturação física e qualificação da Defesa Civil Municipal. Já foram adquiridos veículos e equipamentos e está em curso o processo de construção do Centro de Controle e Comando da Defesa Civil, que integrará a atuação de forças de salvamento e segurança, como Defesa Civil, SAMU e Corpo de Bombeiros. O PMSB, por meio das empresas CSN Mineração, Gerdau e Vale e gestão da Adesiap, adquiriu e repassou para a Prefeitura de Congonhas um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate, equipado com um desencarcerador e 4 kits completos de EAPR (Equipamento Autônomo de Proteção Respiratória) com cilindro de oxigênio e máscara para uso do Corpo de Bombeiros. Antes, a Defesa Civil Municipal havia recebido duas viaturas.

Nesta terça-feira, 18 de outubro, o Governo Municipal realizou a cerimônia oficial de cessão do veículo e dos equipamentos à 12ª Companhia Operacional de Bombeiro Militar, de Conselheiro Lafaiete, a que é subordinado o Posto Avançado de Congonhas da corporação militar.

A escolha da viatura foi feita pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, considerando as particularidades e as necessidades do município de Congonhas. Todas as especificações técnicas estão de acordo com as demandas da cidade para que a corporação possa atender a população de forma mais eficaz. “Congonhas é uma cidade história, com ruas estreitas, então os equipamentos são adquiridos conforme a cidade e à realidade. O caminhão tem capacidade de 4.500 litros. Com esta capacidade, conseguimos prestar uma primeira resposta efetiva, se precisar contamos com pontos de hidrante e outras tomadas de água, além de recursos adicionais de Lafaiete, São João Del Rei, Barbacena e Belo Horizonte”, explica o Tentente Radamés Lucas Hipólito, Comandante da 2ª Companhia Operacional de Bombeiro Militar, de Conselheiro Lafaiete.

Em Congonhas, este investimento das empresas para equipar melhor o Corpo de Bombeiros irá facilitar ação em atividades de combate a incêndio, salvamentos em altura, terrestre, neste caso em possíveis emergências relacionadas ao período chuvoso ou à segurança de barragens, e no salvamento veicular.

Minas Gerais é o estado do Brasil com a maior malha rodoviária, há um grande fluxo de veículos principalmente entre Belo Horizonte e Juiz de Fora e acabam ocorrendo diversos acidentes, muitos deles fatais. De acordo com o Tenente Radamés, “o desencarcerador é utilizado no golden hour (hora de ouro), em que temos de chegar bastante rápido até o local do acidente e colocar a vítima o quanto antes no ambiente hospitalar. Então, o desencarcerador mais potente nos faz ganhar segundos preciosos para retirada de uma ferragem, o que é muito positivo para a vítima”.

Para Tentente Radamés, o Plano Municipal de Segurança de Barragens, de Congonhas, é uma iniciativa interessante, porque capta recursos das empresas que o integram e investe nas forças de segurança e salvamento. “O foco é a segurança da população, por meio da Defesa Civil, e é aí que entra o Corpo de Bombeiros, porque, frente a uma ocorrência, atuaremos em conjunto com outras forças de proteção. É muito importante essa parceria proposta pela Prefeitura, com participação da CSN, Vale e Gerdau. Todos ganham com isso”.

Com a construção do Centro de Comando e Operação da Defesa Civil, estas forças de proteção irão atuar ainda de forma mais conjunta e poderá apresentar melhores resultados para Congonhas e região. “Às vezes, há uma ocorrência com um duplo empenho, por exemplo, SAMU e Bombeiros são chamados para uma mesma ocorrência. Essa integração das forças de segurança e salvamento é extremamente importante para alocar recursos e integrar as equipes. Em uma ocorrência, até em um olhar entre um bombeiro e um servidor do SAMU já sabemos o que o outro precisa. O PMSB vai nos permitir aprimorarmos isso e quem ganha é a sociedade”, completa.

O novo caminhão do Corpo de Bombeiros passará pela revisão anual e, em seguida, entrará em operação.

Presente à solenidade da cessão do caminhão e equipamentos ao Corpo de Bombeiros, o prefeito Dr. Cláudio Antônio de Souza (Dinho), afirmou que “Congonhas e região passam a contar com um equipamento de vanguarda. Quero parabenizar a todos aqueles que na época – nem foi no nosso mandato – fizeram a escolha de destinar um caminhão equipado para atender às demandas da cidade, por meio do Corpo de Bombeiros. A estruturação do sistema de defesa civil, por meio da aquisição pelas empresas de veículos e equipamentos, nos dá tranquilidade. Agradeço a todos que vestiram esta camisa e parabenizo à Adesiap, que assumiu a missão de fazer esta entrega, que demorou, mais por questões burocráticas do que intencionais”.

Dinho lembrou a falta que a fez o uso destes bens, repassados pelo PMSB à Prefeitura em 2021, já nos dois primeiros anos de seu mandato: “Nesses dois anos, passamos por momentos terríveis, por enchentes e por incêndios desenfreados, o que é muito triste. Fico muito feliz de ver que o município é vanguarda, graças ao PMSB, que prepara ações preventivas a diversos eventos relacionadas à segurança de barragens, inundações e incêndios”.

Secretário de Defesa Social e Segurança Pública e Social da Prefeitura de Congonhas e porta-voz do PMSB, Gláucio Ribeiro lembra que, “no momento de necessidade, o bombeiro é quem se direciona para o local de perigo. Estes novos equipamentos vão colaborar para proteger a cidade de riscos ambientais como queimadas, buscas e salvamentos no dia a dia. A preparação vem com a ferramenta e esta ferramenta será de grande serventia para todas as cidades que o Posto Avançado de Congonhas atende. Agradeço às empresas mineradoras, ao Ministério Público e à Prefeitura de Congonhas, que é pioneira em propor esta ação conjunta em favor da vida, o PMSB”.

Também presente à solenidade, o presidente da Adesiap Unidade Congonhas, Edson Adriano Santos, disse que, “com a entrega deste caminhão e os equipamentos ao Corpo de Bombeiros, termina a ansiedade de todos nós. A partir de agora, Congonhas terá melhores condições de atender aos possíveis sinistros, que esperamos que sejam poucos. Agradecemos à CSN, Gerdau e Vale que patrocinam o PMSB e adquiriram este veículo e equipamentos, de grande importância para Congonhas e região”.

O PMSB avança

O PMSB está avançando e tomando forma aos olhos da população, como afirma a gerente de projetos da Adesiap, entidade gestora do PMSB, Nilmara Soares. “Quando estava somente no papel, era difícil para as pessoas entenderem a importância do Plano para a qualidade de vida. Além de entregas importantes como o cadastramento socioeconômico da população que vive ou trabalha na área de influência de barragens, o plano de evacuação integrado, a realização de seminários orientativos, da criação da comunicação integrada para informar à população sobre o Plano, e de estar na fase final de implantação da sinalização orientativa,  avançamos nesta terça-feira nesta etapa de estruturação do sistema de defesa civil de Congonhas. Antes já havíamos entregue duas viaturas e outros equipamentos para a Defesa Civil, adquiridos também com recursos das empresas. Este ano ainda, serão realizados os simulados teóricos, no início de 2023 ocorrerão os simulados práticos para a população, os projetos básicos e executivos do Centro de Comando e Operação da Defesa Civil estão sendo elaborados e há previsão de ficarem prontos no início do próximo ano. Há muito o que fazer ainda, mas chegamos a uma fase bem interessante”, diz.

Nilmara finaliza afirmando que o envolvimento popular é fundamental para o sucesso do Plano Municipal de Segurança de Barragens: “Não conseguimos executar o PMSB, sem o envolvimento, a conscientização, a participação das pessoas. Nossas redes sociais, nosso site, nosso contatos estão disponíveis para que a população se informe e dê sugestões. Conclamamos a todos a participarem dos simulados, que irá preparar as comunidades para, se necessário algum dia, colocarem o plano de evacuação integrado do PMSB em ação.  

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade