2 de maio de 2024 19:00

Hoje (31) tem testes de sirenes em Congonhas e Jeceaba

As atividades são previstas no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e visam assegurar o adequado funcionamento dos sistemas de alerta sonoro

A Vale, com apoio das Defesas Civis Municipais de Congonhas e Jeceaba, realizará, na próxima segunda-feira (31/10) às 10h, o comissionamento de quatro novas sirenes de emergência. Duas delas integram o sistema de alarme das barragens Barnabé e Barnabé I, localizadas em Congonhas. As outras duas fazem parte do sistema de alarme da barragem B7, localizada em Jeceaba.

A atividade consiste no acionamento das sirenes com o som original para teste técnico dos equipamentos – antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste. O som pode ser ouvido na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro. As autoridades competentes e a população vizinha foram informadas.

As novas sirenes integram o sistema de alerta das barragens nos municípios, que já possuem uma rotina mensal de testes estabelecida conforme localidade. Dessa forma, no dia 31 de outubro, haverá o acionamento com o brado original das sirenes, mas nos meses seguintes o alerta volta a ser feito com música instrumental.

A atividade é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não houve alteração na condição de segurança. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Além das ações preventivas do PAEBM, desde 2019, a Vale vem promovendo uma profunda transformação na gestão de suas estruturas de disposição de rejeitos direcionada pelos aprendizados com o rompimento da barragem em Brumadinho e pelas melhores e mais rigorosas práticas internacionais estabelecidas pelo Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês). O foco prioritário é a segurança das pessoas, a redução de riscos e cuidados com o meio ambiente.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade