13 de julho de 2024 06:13

Coros da Região, encantam em Festival Estadual

O Coral Veritas de Carandaí e o Madrigal Roda Viva de C. Lafaiete, se uniram para juntos, representarem a arte da região, no Encontro de corais de Itatiaiuçu, sábado – 29 de outubro de 2022. Ao lado de outros seis coros de diversas cidades do Estado, homenagearam os 100 anos do rádio brasileiro. O repertório contemplou a excelência da música brasileira da primeira metade do século XX – Cantores do rádio, Ave Maria nos seus andores e Manhã de carnaval, além do negro spiritual, Roll Jordan roll.

EM TEMPOS SOMBRIOS, CANTAR É ACENDER A LUZ

Espelho de toda a comunidade internacional, o canto coral, conviveu ocasiões de dor e silêncio.
Entretanto, mostrou a sua força, atuando como bálsamo para essa mesma sociedade, abrandando as dores do corpo e da alma, perante uma pandemia, que nos levou à penumbra.
Perseverou, e rompeu com o luto, cantando de todas as formas. Coristas, maestros e instrumentistas, se uniram para ofertar ao mundo, esperança e alento, através de lives e vídeos mosaicos, interpretando temas de solidariedade e esperança.
Mas não saiu ileso. O canto coral sofreu perdas, ferimentos, amputações e algumas mortes. Os amantes dessa arte têm à sua frente, uma incumbência nada simples, qual seja, a reconstrução do doce prazer do canto coletivo.
O Encontro de corais de Itatiaiuçu, surgiu como uma UTI, no pós-guerra. O zelo e acuidade dos organizadores, para cada item proposto; o aceite e dedicação de coristas e regentes; a empatia e encanto do cerimonial, e do amável público, fizeram florescer extraordinárias perspectivas.
A interação ocorrida entre palco e plateia, foi o selo de qualidade de um evento ímpar.
Só nos resta aplaudir de pé. Bravo.
Nossa gratidão à Prefeitura de C. Lafaiete, que através da Secretaria Municipal de Cultura, gentilmente nos possibilitou o transporte.
Aguardem, breve a Cantata de Natal

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade