Descubra o que é o evento Miyake e entenda quais são suas consequências para o planeta Terra. Não é uma questão de “se vai acontecer”, mas sim de “quando irá ocorrer”.
O planeta Terra é realmente misterioso e conta com inúmeros fenômenos que podem causar um grande estrago no mundo. Embora poucas pessoas falam no assunto, cientistas analisam que a cada 1 mil anos, mais ou menos, erupções solares podem causar explosões por aqui.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista Proceedings of the Royal Society A já aconteceram seis “eventos Miyake”. Esse é o nome do fenômeno descoberto por um cientista japonês que leva o mesmo nome. Esse número corresponde aos eventos ocorridos durante os últimos 10 mil anos.
A descoberta foi encontrada a partir da análise de isótopos de carbono 14 encontrados em cascas de árvores. Esses vegetais conseguem guardar impressões da radiação que atingiu o planeta Terra no passado.
Fenômeno pode ser ameaça real para o planeta terra
“Existe um tipo de fenômeno astrofísico extremo que não entendemos e que realmente pode ser uma ameaça para nós”, disse Benjamin Pope, coautor do estudo. Ele também é astrofísico da Universidade de Queensland. A palavra foi registrada em depoimento dado à Australian Broadcasting Corporation.
Vale destacar que a última erupção solar ocorreu há mais de 1 século. Foi em 1859 que os raios atingiram o planeta Terra. Na época, toda a infraestrutura de telecomunicações ficou danificada. Esse episódio ficou conhecido como evento Carrington.
Contudo, os eventos Miyake podem ser até 100 vezes mais poderosos do que esse. O pesquisador disse que a força desse evento “não seria apenas a de uma erupção solar, mas de erupções solares recorrentes acontecendo de novo e de novo”, pontuou Pope.
Quando pode acontecer?
Ainda segundo o estudo, há cerca de 1% de chance do evento Miyake atingir o planeta Terra na próxima década. Embora pareça pouco, esse número é alarmante e motiva diversas pesquisas a respeito do tema pelo mundo.
Imagine se o planeta for atingido por um fenômeno dessa proporção. Seria como se todos os equipamentos e telecomunicação ficassem destruídos, alertam os especialistas.
FONTE EDITAL CONCURSOS