Desde que se instalou em Lafaiete, o empreendimento da rede de Supermercados Mart Minas gera polêmica. O aumento do fluxo de carros e pedestres geraram acidentes no trecho na BR 040.
As denúncias são de falta de sinalização, iluminação, passarela e uma trincheira e as intervenções são cobradas por moradores ao entorno do hipermercado. São pedestres atravessando a rodovia, carretas e carros fazendo cruzamentos irregulares o que aumenta a insegurança e os riscos de acidentes. São recorrentes os atropelamentos e batidas no trecho.
Até mesmo divisórias ou cones em frente ao Mart Minas, a exemplo do Paulo VI, já diminuiria os acidentes evitando cruzamentos de alto riscos.
Acidente
Ontem uma idosa morreu em frente ao Mart Minas e seu neto foi encaminhado em estado grave ao Hospital e Maternidade São José, em Lafaiete, após um atropelamento por carreta por volta das 19:00 horas.
Mobilização
Nas redes sociais surgiu uma petição virtual, encabeçada pelo Instituto Sonho de Rua, cobrando mais segurança na BR 040 no trecho que corta Lafaiete.
“Este é um problema que atinge há anos nossa cidade, por conta da necessidade dos cidadãos terem que atravessar a BR040 para realizarem atividades simples do dia a dia, como por exemplo, para trabalhar e estudar. Mas agora, este problema se intensificou com a vinda de um grande “atacarejo” para o lado da BR oposto ao centro, e a maioria dos bairros. Vários moradores arriscam suas vidas tendo que atravessar entre os carros, visto que em todo o trecho há apenas duas passarelas, e uma delas é praticamente inutilizada, pela sua localização ineficaz. Especificamente, os locais onde tem mais registros de acidentes seguidos de óbitos são nas mediações do bairro Gagé, Barreira, Mart Minas e Paulo VI, que já deveriam ter tido melhorias há algum tempo. Já se foram inúmeras vidas que eram únicas. Inúmeras famílias que choraram suas perdas. Inúmeros sonhos seguindo junto. E até hoje, nada foi feito.
Por isso, nós do Instituto Sonho de Rua, decidimos unir nossas forças com as suas, para que nossa voz ecoe e chegue o mais alto possível. Vamos em busca de melhorias, vamos salvar vidas”, salientou o texto.
Para assinar a petição click aqui