Desde 1962, o décimo terceiro salário, gratificação natalina ou subsídio de Natal é devido ao empregado ou funcionário em duas parcelas até o fim do ano, no valor que corresponde a um doze avos da remuneração para cada mês trabalhado. Nesse sentido, os aposentados terão abono extra do INSS!
No dia 18 de março através do Diário Oficial da União saiu a confirmação oficial do pagamento do 13° salário antecipado para os aposentados e pensionistas e demais beneficiários do INSS.
Para entender melhor sobre o assunto, leia o artigo a seguir.
13° salário do INSS em 2022
No início deste ano, o Governo Federal resolveu antecipar o pagamento do 13° salário do INSS. Na prática, isso aconteceu com base no Decreto n.° 10.999 que integra o Programa de Renda e Oportunidade e foi criado para tentar amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19.
No entanto, se você não pode receber porque começou a receber os benefícios apenas em MAIO deste ano, não se preocupe, pois, para todos os beneficiários que começaram a receber a partir de MAIO e para todos que já se aposentaram. terão direito a parcela no mês de novembro.
De acordo o Art.4º da portaria DIRBEN/INSS n: 1002 de 2022: Art. 4º Para os benefícios concedidos após o mês de maio de 2022, o pagamento do abono anual será efetuado em parcela única, juntamente com a mensalidade da competência novembro/2022.
Qual a importância do 13° salário?
Em 1962, o 13º salário foi criado para representar um alívio no orçamento doméstico para o empregado brasileiro e, por isso, é o mais aguardado dos salários. Nesse sentido, também é chamado de gratificação natalina por representar uma grande ajuda na época mais festiva do ano.
Quem tem direito ao recebimento do abono extra do INSS?
Para ter direito a receber o 13° salário do INSS, você precisa receber os seguintes benefícios: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-doença ou salário-maternidade.
No entanto, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebem abono extra.
Como é o cálculo do 13º salário do INSS?
Então, para calcular o décimo terceiro salário, você não precisa ser nenhuma fera em matemática. Assim, vamos ao passo a passo. Em primeiro lugar, pegue o valor bruto do seu benefício.
Em seguida, você deve dividir esse valor pelos 12 meses do ano. Depois disso, multiplique o resultado pela quantidade de meses que vai receber o benefício deste ano e este será o valor do seu 13º salário. Assim, é tudo bem simples e rápido!
Veja abaixo o calendário de pagamentos do abono extra do INSS
Então, veja em seguida o calendário oficial do pagamento do abono extra para aposentados e pensionistas no mês de novembro. Assim, confira!
FONTE JOÃO FINANCEIRA