20 de abril de 2024 16:11

Novos aposentados do INSS vão receber parcela única do 13º salário em novembro


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai pagar o 13º salário, em parcela única, para aposentados e pensionistas, que passaram a ser beneficiados no Sistema, a partir de maio de 2022.
De acordo com as informações do site do INSS, o pagamento será realizado de forma proporcional aos meses do ano. O valor será liberado de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito final.
Os segurados que já receberam as parcelas entre abril e junho, além daqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não terão direito a este pagamento.
A cota única da gratificação natalina terá início no próximo dia 24. Primeiramente recebem os aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo e têm benefício com dígito 1. Já os que ganham acima do piso nacional começam a receber no dia 1º de dezembro começando pelas pessoas com inscrição 1 e 6.
A primeira parcela do abono vem com os devidos descontos, como o do Imposto de Renda que é descontado de: aposentados com idade até 64 anos e de quem ganha mais que R$ 1.903,98 mensais.
Para os aposentados a partir dos 65 anos de idade, o desconto de Imposto de Renda só é calculado sobre o 13º salário, se este o valor for superior a R$ 3.807,93. E esse grupo tem direito a dupla isenção.
Lembrando que quem já é beneficiário do INSS há mais tempo, já recebeu o 13º salário em 2022. A primeira parcela, correspondente a 50% do valor do benefício, foi paga entre 25 de abril e 6 de maio e a segunda entre 25 de maio e 7 de junho.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade