Os vereadores criticaram na sessão de ontem (23), na Câmara Municipal de Lafaiete, os serviços da Plural, recém contratada, pela demora no serviço de coleta de lixo, com resíduos amontoados e espalhados em ruas, gerando insatisfação popular.
Entre o pedido de paciência da população para que a empresa normalize o serviço, as críticas pela falta de previsibilidade nos contratos e a falta planejamento foram pontuados pelos vereadores. A empresa de Itaguaí (RJ) assumiu o serviço nesta segunda-feira (21) nde operação em caráter emergencial de 6 meses, mas já alvo de questionamentos. “A empresa atua apenas há 3 dias. Precisamos de paciência para que ela adeque a contratação de pessoal, rotas e horários e todo o serviço. Não podemos já cobrar um serviço como a da Localix que ficou na cidade 17 anos”, pontuou João Paulo.
Para o Vereador André Menezes (PL) faltou previsibilidade. “Pouco antes de assumir o serviço a empresa ainda não tinha uma garagem. A Plural tinha que ter seu planejamento e não podemos culpar o lafaietense pelo atraso no serviço o que vem incomodando grande parte da cidade. A obrigação é manter o serviço com qualidade e em dia, mas percebe que faltou planejamento”.
Para o Vereador Vado Silva (DC), a prefeitura, sabendo do fim do contratado com a Localix, deveria ter planejado a continuidade do serviço sem promover transtornos aos lafaietenses. “A prefeitura está tomando as medidas necessárias e notificando a empresa e caso, se convier, até aplicar multar”, antecipou Pé Quente.
Os vereadores divergiram nos números de caminhões disponibilizados pela empresa em Lafaiete, algo entre 3 e até 10. Pastor Angelino (PP) fez cobranças pela ação fiscalizatória prefeitura na execução do contrato. “Nenhum vereador sabia da mudança da empresa. Foi da noite para o dia”, avisou Vado Silva, citando que a empresa tem expertise no serviço e atua em diversas cidades.
Fernando Bandeira, Damires Rinarlly (PV) e Giuseppe Laporte (MDB) cobraram planejamento do Executivo. “A população é que não pode pagar pelos erros. Se houve erros, o Executivo tem sua parcela”, disse Laporte.
O Vereador André Menezes apresentou um requerimento ao Executivo com diversos questionamentos a Plural Service, como o envio de cópia do contrato, licitação no serviço de limpeza urbana, etc. O valor do contrato para 6 meses gira em torno de R$ 4 milhões.