2 de maio de 2024 19:27

Vereadores criticam falta de planejamento na contratação de empresa em meio as críticas dos lafaietenses na coleta de lixo

Os vereadores criticaram na sessão de ontem (23), na Câmara Municipal de Lafaiete, os serviços da Plural, recém contratada, pela demora no serviço de coleta de lixo, com resíduos amontoados e espalhados em ruas, gerando insatisfação popular.
Entre o pedido de paciência da população para que a empresa normalize o serviço, as críticas pela falta de previsibilidade nos contratos e a falta planejamento foram pontuados pelos vereadores. A empresa de Itaguaí (RJ) assumiu o serviço nesta segunda-feira (21) nde operação em caráter emergencial de 6 meses, mas já alvo de questionamentos. “A empresa atua apenas há 3 dias. Precisamos de paciência para que ela adeque a contratação de pessoal, rotas e horários e todo o serviço. Não podemos já cobrar um serviço como a da Localix que ficou na cidade 17 anos”, pontuou João Paulo.
Para o Vereador André Menezes (PL) faltou previsibilidade. “Pouco antes de assumir o serviço a empresa ainda não tinha uma garagem. A Plural tinha que ter seu planejamento e não podemos culpar o lafaietense pelo atraso no serviço o que vem incomodando grande parte da cidade. A obrigação é manter o serviço com qualidade e em dia, mas percebe que faltou planejamento”.
Para o Vereador Vado Silva (DC), a prefeitura, sabendo do fim do contratado com a Localix, deveria ter planejado a continuidade do serviço sem promover transtornos aos lafaietenses. “A prefeitura está tomando as medidas necessárias e notificando a empresa e caso, se convier, até aplicar multar”, antecipou Pé Quente.
Os vereadores divergiram nos números de caminhões disponibilizados pela empresa em Lafaiete, algo entre 3 e até 10. Pastor Angelino (PP) fez cobranças pela ação fiscalizatória prefeitura na execução do contrato. “Nenhum vereador sabia da mudança da empresa. Foi da noite para o dia”, avisou Vado Silva, citando que a empresa tem expertise no serviço e atua em diversas cidades.
Fernando Bandeira, Damires Rinarlly (PV) e Giuseppe Laporte (MDB) cobraram planejamento do Executivo. “A população é que não pode pagar pelos erros. Se houve erros, o Executivo tem sua parcela”, disse Laporte.
O Vereador André Menezes apresentou um requerimento ao Executivo com diversos questionamentos a Plural Service, como o envio de cópia do contrato, licitação no serviço de limpeza urbana, etc. O valor do contrato para 6 meses gira em torno de R$ 4 milhões.

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