A Casa do Professor e da Professora realizou uma sentada de conversa com foco nas narrativas literárias africanas e afro-brasileiras na concepção pedagógica. Durante o evento, a pedagoga Alice Vieira reforçou com os professores a necessidade de se falar sobre todas as questões que envolvem a raça negra, principalmente dentro do ambiente escolar.
No tema, Alice explicou que “entende-se que literatura se posiciona como uma essencial linguagem onde vem proporcionar ao leitor vivências, mesmo que ficcionais, de diferentes experiências e o conhecimento de diversos contextos. Nesta perspectiva é necessário inserir no cotidiano escolar, as Literaturas de temática das Culturas Africanas e Afro-brasileiras. Para que possa proporcionar o reconhecimento e valorização da história e culturas dos africanos e afro-brasileiros”.
A supervisora de área da Casa da Professora e do Professor, Mary Gouvêa, lembra que “a partir desse encontro, a Casa abre espaço para essa discussão. É fundamental que o professor tenha uma formação sobre esse assunto para saber como trabalhar e abordar o tema com os alunos de forma eficiente e sensível”.
Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Raphael Dias