27 de abril de 2024 11:26

Que tal um jabuticabeira em casa? Aprenda a fazer o plantio dessa espécie

As jabuticabeiras ficam lindas em vasos e prometem dar um ar especial na sua decoração. Veja como cultivá-las!

A jabuticaba é popular em, praticamente, todas as regiões do Brasil, além disso, tem um gostinho especial de infância que remete ao quintal da casa de vó. Pequena e saborosa, a fruta, em sua composição, possui muitos nutrícios essenciais à boa saúde do corpo.

O melhor de tudo é que a jabuticaba é uma planta de cultivo relativamente fácil e você pode ter uma, aí na sua casa, sem grandes dificuldades. Elas, aliás, ficam lindas em grandes vasos e quando bem cuidadas, se desenvolvem vigorosas e dão frutos.

Para isso, basta acompanhar as principais dicas para não errar na hora de plantar sua jabuticabeira. Confira!

Escolha o vaso

Inicialmente, escolha um vaso grande e com boa profundidade. É imprescindível que o recipiente apresente orifícios de drenagem, para o escoamento de água. Coloque uma camada de pedriscos no fundo do vaso e reserve.

Substrato 

O substrato tem que ser rico em matéria orgânica e bem drenável. Sendo assim, faça uma mistura de terra, húmus de minhoca ou esterco curtido e uma parte de areia (pouca quantidade, apenas para ajudar a manter a areação). Feito isso, coloque o substrato no vaso até encher. 

Mudas

O ideal é adquirir uma muda já desenvolvida em viveiros ou lojas apropriadas. Neste caso, faça a transplantação da muda para o vaso com cuidado para não danificar as raízes.

Outra opção, se você tiver acesso a uma planta adulta, é realizar a propagação por meio de estacas. Desse modo, é só destacar um pequeno galho da arvore adulta e colocar enraizador na base. Plante e espere até enraizar.  

Regas 

As regas devem ser mais frequentes no começo. Assim que a planta firmar, vá diminuindo gradativamente. Mantenha o solo levemente úmido, nunca encharcado demais.

Luminosidade

As condições de luminosidade devem ser sempre boas, de modo que a jabuticabeira receba luz solar direta em grande parte do dia.

Adubação

Coloque adubos orgânicos, periodicamente. Reforce sempre que os galhos estiverem atrofiados e as folhas amareladas. Isso favorecerá a frutificação, além de reduzir o aparecimento de pragas.

Poda 

Por se tratar de uma árvore com copa arredondada, a poda não precisa estar entre os cuidados. Apenas a retirada de galhos internos e secos será necessária para ajudar na iluminação e na ventilação entre a folhagem.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade