27 de abril de 2024 11:58

Representante Quilombola fala na Tribuna Popular sobre o Mês da Consciência Negra

“Salve Zumbi! Salve os negros!”. Este foi o grito de guerra entoado ao final do pronunciamento de Simone Filomena dos Santos Lima, na Tribuna Popular, na Câmara de Lafaiete na noite desta terça-feira (29).
Representante da comunidade Quilombola do Mato Dentro, ela encerrou o 5 º depoimento sobre o Mês da Consciência Negra, instituído pela Lei Municipal nº 6.601, de maio de 20022, de iniciativa do Vereador e Professor Eustáquio Cândido da Silva (PV).
Referenciando seu pai, Narciso Bernardo dos Santos, uma das lideranças que lutou pela preservação histórica remanescente de quilombolas e certificada em 2018 pela Fundação Cultural Palmares, em 2018, Simone enalteceu a simplicidade de sua comunidade porém pouco valorizada. “Não queremos nem roupas nem carros. Trago aqui o grito do nosso povo pela igualdade racional. Nós existimos e o espírito de luta eu trago comigo”, pontuou.
Ao citar que a memória de Zumbi dos Palmares que deveria ser comemorada pelo ano inteiro e somente no dia 20 de novembro, Simone exaltou a raça negra. “Temos direito a vida e o negro está chegando. Hoje já temos negros na Câmara, professores, juízes. Queremos igualdade independente da raça”.
Ela agradeceu as presenças dos representantes dos grupos Arerê, Alforria e Lesma como também a Secretaria Municipal de Cultura pelo apoio ao Quilombo do Mato Dentro. “Um grito ecoa dentro de mim. Quando você acredita, o universo acredita em você”, finalizou, agradecendo o convite a participação na Câmara pelo Vereador e Professor Eustáquio Silva (PV). Simone deixou o recinto ovacionada e saudada por colegas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade