28 de abril de 2024 15:48

Escola Monsenhor Horta inova e encanta com feira de ciências

No último sábado, dia 3 de dezembro a Escola Estadual Monsenhor Horta realizou sua Feira de Ciências. O evento aconteceu na quadra coberta e pátio do educandário, ambientes que foram devidamente preparados para esse dia. Tentas para os estandes com o mesmo espaço e infraestrutura para todos os projetos, além de um público qualificado que degustou de um clima de ciência, cultura e conhecimento, afinal um dia inteiro de educação.

Os projetos foram elaborados, desenvolvidos e apresentados pelos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio de Tempo Integral, principal modalidade oferecida pela escola. O Monsenhor Horta está a caminho de ser uma instituição que oferecerá exclusivamente o Ensino Médio de tempo Integral no formato Propedêutico e tecnóligo.

Alfabetização Científica e Educação Integral: Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente foi o tema da Feira que, além de apresentar à comunidade lafaietense os Projetos científicos, teve como premícia despertar o protagonismo em seus alunos. O protagonismo é o principal pilar da “Escola da Escolha”, modelo de projeto educacional adotado pela Escola Estadual Monsenhor Horta. Trinta e quatro projetos foram desenvolvidos com a orientação dos professores e a mediação da professora Patrícia Batista, coordenadora geral da Feira de Ciências.

De acordo com a coordenadora do Evento todos os objetivos foram alcançados, principalmente no que diz respeito a pratica da pesquisa, do experimento e da metodologia do  processo. Compreender a necessidade de adquirir conhecimento e saber como e quando aplica-lo é, na verdade, o ciclo necessário da ciência. Tudo isso foi proposto pelos educadores e executado pelos alunos, diz a professora Patrícia Batista.

Em entrevista à nossa reportagem o diretor, professor Paulo Roberto Tavares Baptista, falou do entusiasmo que tomou conta do ambiente escolar não só durante a culminância da feira, mas em todas as etapas, da criação à exposição e que tudo isso foi possível graças ao empenho de todos os profissionais e da disposição dos alunos em executar o proposto. Ainda sobre a modalidade de Ensino Médio de Tempo Integral oferecida pela escola o diretor disse que isso está determinando uma virada de página na educação, pois é pensada na integração do aluno como protagonista do processo educacional, com aumento de aulas da Base Nacional Comum Curricular e Conteúdos Integradores que reintegram o compromisso deles com o futuro, ferramentas fundamentais para o Projeto de Vida de todos. Finalizando o professor Paulo disse que o principal legado de projetos como o da Feira de Ciências, desenvolvidos com fidelidade ao mundo científico, ao resgate dos valores da cultura e da comunidade é a garantia desse protagonismo e a procura pelo Monsenhor Horta por alunos qualificados, principalmente com o compromisso deles com o futuro.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade