2 de maio de 2024 09:07

MG está em alerta por aumento no número de casos de dengue

Minas Gerais está em alerta diante do aumento de casos de dengue e das mortes provocadas pela doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Somente de janeiro a novembro deste ano, foram mais de 66 mil diagnósticos, sendo que, no mesmo período do ano passado, o número era de 15 mil, um aumento de 340%. Os óbitos também tiveram elevação, de 6 para 63, ou seja, um aumento de 950%.

Segundo a supervisora dos agentes de endemia da cidade de Barbacena, Rejane Bertolin, o crescimento significativo do número de casos da doença tem relação com a falta de ações mais enfáticas no controle da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 

A supervisora afirma que, até o momento, foram realizadas 22 notificações de dengue em Barbacena. Dessas, 11 foram positivas e 9 negativas, além de um caso em investigação. Até o momento, não houve nenhuma notificação de Zika, mas a cidade teve duas notificações de Chikungunya, uma positiva e uma negativa. No ano de 2021, foram apenas 14 notificações de dengue, e nenhuma para outros vírus. 

O período chuvoso requer mais atenção de todos. Para o Aedes Aegypti realizar todo o ciclo e conseguir transmitir as doenças, ele precisa de água parada, e muitas vezes o perigo está dentro das nossas casas. “As medidas que recomendamos a todos, principalmente nesse período de muita chuva e muito calor, é tirar 10 minutos toda a semana para verificar seu quintal, sua caixa d’água e retirar qualquer coisa que acumule água e lavar as vasilhas de animais domésticos”, explica Rejane.

Ela ainda reforça que durante os quatro Levantamentos Rápidos de Índices para o Aedes Aegypti (Liras) de 2022, apenas o de junho teve como resposta “baixo risco”. Os demais Liras, realizados nos meses de janeiro, abril e outubro, foram considerados de “médio risco”. 

“Reforço que a população deve deixar o agente de endemias fazer as visitas nas residências, aceitar as recomendações e, em caso de localizarem algum terreno ou casa abandonada com acúmulo de água, ligar no 3339-2160 e realizar a denúncia”, conclui

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade