A Via 040 inicia, sexta-feira (23/12), a operação especial para os dias de festividades de final de ano (Natal e Réveillon). A concessionária estima aumento de aproximadamente 16% do tráfego comparado aos dias normais. Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas, a concessionária irá reforçar o quadro de equipes e de viaturas, e não fará interdições para realização de obras nos horários de tráfego mais intenso.
As equipes se revezarão, em escalas, 24 horas por dia, buscando minimizar os impactos do aumento do fluxo de veículos no período. A Agência Nacional de Transportes Terrestre aprovou, em 19/12, o reajuste da tarifa básica de pedágio para R$ 6,30. A tarifa pode ser paga com dinheiro, vale-pedágio (transportadores) e tags de passagem automática (ver abaixo). Para agilizar o atendimento a concessionária orienta facilitar o troco. Os valores para todos os tipos de veículos podem ser consultados no site da Via 040.
Época de chuvas exigem cuidados extras na condução
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta: a previsão é que os maiores volumes de chuva, entre os dias 19 e 26 de dezembro, podem ficar em áreas do centro e norte de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo, com volumes que podem ultrapassar 150 mm.
Em caso de chuva, o motorista deve redobrar a atenção na condução, já que ela é um dos principais fatores de risco para a segurança viária, reduzindo inesperadamente a visibilidade. Ao se deparar com situações de chuvas e pista molhada, a principal ação a ser tomada é reduzir a velocidade e manter distância dos demais veículos.
Para evitar contratempos na viagem, a Via 040 recomenda a manutenção preventiva dos veículos, como condições dos pneus, lanternas, palhetas do limpador, limpeza e condições do para-brisa. Outra recomendação importante durante o período de chuvas é ligar o ar-condicionado no modo desembaçador, antes que os vidros comecem a prejudicar a visibilidade.
Qual melhor horário para viajar? Conheça os horários com tendência de maior fluxo:
- Sexta-feira (23 e 30/12) – Tráfego intenso a partir das 16h – Fluxo de saída
- Sábado (24/12 e 31/12) – Tráfego normal a partir das 12h
- Domingo (25/12 e 1/1) – Tráfego intenso das 12h às 20h – Fluxo de retorno
- Segunda-feira (26/12 e 2/1) – Tráfego intenso das 7h às 13h – Fluxo de retorno
Como passar pelo pedágio e pelas pistas automáticas?
Além do dinheiro e do vale-pedágio (transportadores), os tags são úteis para agilizar a passagem nas praças de pedágio. O serviço é oferecido por empresas credenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. O seu uso permite passar pela praça sem necessidade de parar em uma das cabines. A lista de empresas credenciadas pode ser consultada no site da concessionária.
Não são aceitos pagamentos através de cartões de crédito ou débito, PIX, cheques e não emitimos boletos para pagamento posterior.
Como consultar as condições de tráfego?
Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego, 24h, pelo Twitter da concessionária, pelo site da Via 040 e através do 0800-040-0040.
Precisa de auxílio no trecho e não sabe onde está?
Na BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora as placas de sinalização possuem uma “carteira de identidade”. A Via 040 instalou etiquetas que identificam cada uma das mais de 22 mil placas de sinalização existentes no trecho, tecnologia que auxilia a agilizar a operação da concessionária e disponível para o usuário da pista.
Caso o usuário necessite de algum auxílio na rodovia e não saiba a sua localização exata, basta procurar uma placa mais próxima e verificar, no verso, um adesivo com um número de identificação. Esse número deve ser informado ao atendimento gratuito 0800-040-0040. Por ele, nossas equipes conseguem informações como quilômetro, sentido da pista, localização geográfica, dentre outros. Além disso, a cada quilômetro, nos canteiros laterais e/ou centrais, existem placas azuis informando o marco quilométrico, que auxiliam a localização em caso de necessidade de utilizar o atendimento gratuito.
Quais são os serviços que estão disponíveis na operação especial?
– 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
– 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
– 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
– 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.
– 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
– Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.