Movimentações dentro da superintendência em Minas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que mais uma vez estão tentando a desativação do Posto em Congonhas. Em 2018, houve uma tentativa de fechamento da unidade.
Com a mudança de Congonhas da Delegacia Metropolitana para Delegacia de Juiz de Fora, esta já teria oficializado, há 7 anos, a transferência do posto da PRF para Carandaí, que fica à meia distância entre Nova Lima e Juiz de Fora, locais onde também há postos. Porém, existe uma regulamentação federal que determina a existência de uma barreira da PRF a cada 60 km, como acontece na mesma via no Estado de Goiás.
Por enquanto, as conversas de desativação ainda estão nos bastidores, em caso de mudanças a região ficaria desguarnecida de policiamento e teria uma extensão ainda maior para atuação.
Estatísticas da própria PRF apontam que o maior número de acidentes acontece entre Congonhas e Lafaiete
A PRF fiscaliza trânsito, verifica excesso de carga, utilização de álcool por motoristas, mas também é responsável por todos os aspectos da segurança na rodovia, mesmo que os crimes sejam cometidos nas cidades.
Em anos anteriores, a Prefeitura de Congonhas chegou a ventilar a possibilidade de construção de um novo posto mais moderno e amplo visando oferecer um serviço mais completo na BR e melhorando as condições de trabalhos dos policiais federais, mas a iniciativa não prosperou.
Pelo cronograma, o novo edital de concessão deve ser publicado em breve e rodovia passará administração de uma nova concessionária.
Codap
No início de dezembro, o Consultor pelo CODAP para assuntos relacionados à retomada das obras de duplicação da rodovia BR 040, o Engenheiro Crispim Ribeiro esteve em Brasília para audiência pública, quando relatou a preocupação sobre a desativação do posto da PRF em Congonhas e defende a sua relocação do para outro local, no mesmo município, e a sua transferência administrativa, atualmente ligada a Juiz de Fora, para a Delegacia da PRF Metropolitana, com sede em Contagem.
O Codap defendeu as melhorias quanto ao aparelhamento do Posto em função do elevado fluxo de veículos, principalmente o transporte de minério, que trafegam na região, que tem registrado altos índice de acidentes, incluindo vítimas fatais, conforme estatística da própria PRF
Crispim sugeriu a instalação de duas Balanças Rodoviárias, nos km 544+500 e km de 585+400 com forma de regulamentação das cargas, principalmente de minério, proteção do pavimento asfáltico, etc.