28 de abril de 2024 09:55

Salário mínimo do INSS vai mudar: confira os novos valores!

ATENÇÃO aposentados e pensionistas! O salário mínimo dos segurados do INSS e de muitos outros trabalhadores brasileiros devem subir para o ano de 2023!

Entenda mais informações sobre as mudanças no valor do salário mínimo para o ano que vem no artigo em seguida!

Salário dos aposentados vai aumentar em 2023?

Aqueles que são aposentados ou pensionista do INSS sabem como anda difícil pagar as contas com o valor mínimo pago pelo órgão, mas as coisas podem melhorar no ano que vem!

Isso porque, tanto o recém eleito Presidente Lula quanto Bolsonaro, já confirmaram um AUMENTO REAL no valor do salário mínimo em 2023beneficiando assim mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas.

Mas, primeiramente, é importante entender o que é e como funciona um aumento real dos salários, uma vez que muita gente não sabe o que significa. Todos os anos existe uma variação na inflação que, no Brasil, só vem subindo.

Desse modo, de maneira anual, o salário mínimo tem correções para conseguir se equiparar ao aumento da inflação, mantendo assim o poder aquisitivo dos cidadãos brasileiros.

Entretanto, não temos um aumento real do salário mínimo desde 2019. O governo, durante esses 4 anos, estava buscando somente se equiparar o aumento da inflação!

Bolsonaro edita a medida provisória com um novo valor para o salário mínimo!

O novo salário mínimo, assinado pelo atual Presidente Jair Bolsonaro, afeta diretamente o salário dos aposentados e deve ter aumento real em relação ao ano de 2022. Isso porque, a inflação prevista para o fim deste ano de 2022 está em cerca de 5,8%, de modo que aumentos acima deste valor já seriam considerados um aumento real.

Portanto, o novo valor estabelecido pelo Presidente Jair Bolsonaro para 2023 é de R$ 1.302, teria um aumento real de mais de 1%, o primeiro desde o começo do seu governo em 2019!

Lula faz promessa de subir o salário dos aposentados em 2023!

Com a volta ao cargo em 2023, o recém eleito Presidente Lula é o primeiro presidente da democracia brasileira a chegar em um terceiro mandato. Lula já reafirmou, muitas vezes (inclusive durante a sua campanha), seu compromisso de governar para os mais pobres, de modo que uma de suas grandes promessas é o aumento real do salário mínimo.

Portanto, de acordo com o Lula e sua equipe de transição, o piso salarial para o ano que vem deve ser reajustado para R$ 1.320, valor que também pautaria o salário dos aposentados do INSS.

FONTE JOÃO FINACEIRA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade