27 de abril de 2024 12:56

Cidade Maia perdida na floresta é descoberta

Vários assentamentos de uma antiga civilização maia foram encontrados em uma bacia florestal no norte da Guatemala

Uma equipe de pesquisadores descobriu um antigo assentamento da civilização maia. O assentamento possui mais de 2000 anos de idade e se localiza no norte da Guatemala. A descoberta foi publicada na revista Ancient Mesoamerica e foi feita usando equipamento de monitoramento a laser.

Detecção a laser de cidade antiga Maia

O equipamento usado pelos pesquisadores na descoberta foi o LiDAR, seu funcionamento para detectar objetos é semelhante ao de um radar. Mas ao contrário de emitir e captar o retorno de ondas sonoras, o equipamento faz isso com luz a laser. 

O LiDAR tem sido muito usado recentemente para descobrir vestígios de civilizações antigas em áreas de densas florestas tropicais. Isso porque os lasers são capazes de ultrapassar as copas das árvores e descobrir o que está no solo, abaixo delas.

Assentamento Maia em registro feito como LiDAR (Imagem: Ancient Mesoamerica)

O que foi encontrado nos assentamentos maia

A descoberta foi feita quando os pesquisadores sobrevoavam o local para mapear regiões da Guatemala, foi quando eles descobriram mais 1000 assentamentos. A antiga civilização maia ocupa mais de 1600 quilômetros quadrados de área e tem a maioria das construções ligadas por cerca de 175 quilômetros de estradas. 

A civilização também foi na contramão do que os pesquisadores pensavam sobre as civilizações mesoamericanas. Eles pensavam que as primeiras civilizações a se formarem na América eram esparsamente povoados, entretanto o que eles encontraram no norte da Guatemala, foram assentamentos muito povoados.

Na antiga civilização também foram encontradas bases de pirâmides em alguns assentamentos. Essa descoberta pode indicar que algumas das vilas podem ter sido centros de trabalho, recreação e política. Os pesquisadores também encontraram quadras que provavelmente foram usadas para práticas de esporte mesoamericanos. Além disso, eles encontraram indícios da existência de canais e reservatórios que eram usados para permitir o uso de água nos períodos de seca.

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade