27 de abril de 2024 07:28

CNH pode ganhar nova categoria que flexibiliza regras de trânsito

Projeto visa criar uma categoria especial da Carteira Nacional de Habilitação. Veja o que muda e quem pode solicitar emissão.

Um Projeto de Lei (PL nº 4.139/2019) está em plena discussão no Senado Federal. O objetivo é a criação de uma nova categoria especial (R) da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela seria voltada exclusivamente para motocicletas e motonetas em vias rurais.

A iniciativa é do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO). Por fim, o texto aguarda a análise do relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Categoria R

A nova categoria tem como público-alvo o condutor de veículo motorizado de duas rodas, sem carro lateral, e de uso exclusivo em vias rurais. Na prática, para solicitar a habilitação, o condutor deve morar a pelo menos 50 km da autoescola mais próxima.

Por ser uma categoria especial, na prática, os candidatos à habilitação devem realizar exames específicos. Em suma, o texto afirma que eles poderão ocorrer por meio de bancas itinerantes de aptidão física e mental, assim como os testes de direção veicular.

Por fim, o exame escrito, que tem como foco a legislação de trânsito e noção de primeiros socorros será feito à distância.

Justificativa

Segundo Kajuru, autor do projeto, os moradores da zona rural precisam se deslocar para os centros urbanos para assistir aulas presenciais de autoescola, gerando custos. O senador, em síntese, ainda defende que este cenário leva a desistência de muitos que passam a conduzir veículos sem o documento, descumprindo a legislação de trânsito.

Em suma, é importante destacar que a categoria R é de uso exclusivo em vias rurais, ou seja, condutores flagrados pilotando em via urbana estarão cometendo infração de trânsito.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade