×

INSS começa a pagar os benefícios com reajuste do salário mínimo

Confira as datas de pagamento dos benefícios em 2023. A parcela de janeiro começará a ser paga nesta quarta-feira (25).

Começa nesta quarta-feira (25) o pagamento dos benefícios referentes ao mês de janeiro dos aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Existe toda uma expectativa, pois o pagamento desta semana será o primeiro com o reajuste do novo salário mínimo, que passou de R$ 1.212 para R$ 1.302 em 2023.

Os pagamentos serão feitos conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o último digito verificador, que é exibido após o traço. Já no caso dos aposentados e pensionistas que recebem mais do que um salário mínimo, o INSS começará a pagar o benefício a partir do dia 1º de fevereiro. Confira o calendário.

Calendário de pagamento dos benefícios de 2023 INSS

Fonte: INSS

Aprenda como consultar o seu benefício

Para consultar o benefício é bem simples. Basta ligar no número 135. Informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Além do telefone, é possível consultar seu benefício por meio do aplicativo ou portal Meu INSS. Para acessar, basta ter a senha da sua conta gov.br. Após entrar, é só clicar na opção “Extrato de Pagamento”, para consultar todos os dados do pagamento deste mês. As informações que aparecem no extrato são:

  • Valor de MR do veículo: valor do benefício bruto, sem descontos e com reajuste anual;
  • Valor de empréstimo consignado, se houver;
  • Abatimento a beneficiários com mais de 65 anos;
  • Imposto de renda.

A aposentadoria é um benefício previdenciário pago INSS a trabalhadores que se aposentam, ou seja, deixam de trabalhar. Existem vários tipos de aposentadoria, como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e por idade e tempo de contribuição.

Para requerer a aposentadoria é necessário apresentar os documentos de identificação, comprovante de contribuição previdenciária e comprovante de renda, além de passar por perícia médica para avaliar se o trabalhador é apto ou não a se aposentar.

FONTE CAPITALIST

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp