13 de junho de 2024 14:48

Corpo de bombeiros promove ajuda humanitária no terremoto na Turquia

Acionado via Itamaraty, pela terceira vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), vai figurar no cenário internacional de ajuda humanitária em países que foram devastados por desastres naturais.

A corporação segue como referência nesse tipo de atendimento e conta com a expertise de especialistas que vivenciaram grandes ocorrências em Moçambique e no Haiti.

Seis militares do CBMMG, que integram o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), irão se juntar a equipes de bombeiros de São Paulo e do Espírito Santo. A equipe já está em São Paulo, participando das reuniões de briefing e preparação. O embarque para Ancara, capital Turca, será por meio de uma aeronave cargueira da Força Aérea Brasileira, ainda sem previsão de decolagem.

A equipe mineira será chefiada pelo major Heitor Mendonça e atuará junto aos outros militares brasileiros em ações de gestão em desastres, aplicando o conhecimento de busca em escombros, podendo também contribuir nas atividades de planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, distribuição de alimentos, desobstrução de vias, dentre outras missões características deste tipo de evento.

https://youtu.be/pO9GlYvU914

Equipamentos

Devido às características da tragédia, os militares avaliam a possibilidade de encontrar pessoas com vida, por isso irão munidos de equipamentos autossuficientes de iluminação, baterias de rompimento, martelo rompedor, moto rebolo, equipamentos específicos para busca.

O major Heitor explica que o terremoto gera a possibilidade de espaços isolados, os chamados bolsões, que permitem que haja sobrevivência por mais tempo. Exatamente por isso, eles correm contra o tempo para que consigam embarcar o quanto antes para ajudar a encontrar pessoas com vida.

A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pela cooperação humanitária do Governo Federal, em colaboração com os Corpos de Bombeiros Militares.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade