A partir da próxima quinta-feira (16), as três praças de pedágio da BR-040, no trecho entre as cidades de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e o Rio de Janeiro, serão desativadas.
O contrato do governo federal com a Concer – concessionária que administra o trecho – se encerra na próxima quarta-feira (15). Com o fim do vínculo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá o trecho até que uma nova licitação para concessão da BR-040 seja feito.
Hoje, o motorista que trafega neste trecho da rodovia paga R$ 12,60 em cada um dos três pedágios – o que representa uma despesa de R$ 37,80 somente nos 187 km que separam Juiz de Fora ao Rio.
“Com o encerramento do contrato, também se encerra a cobrança do pedágio nas três praças até que o novo leilão seja feito e uma nova concessionária se instale na rodovia”, confirmou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.
A BR-040 será totalmente relicitada, desde o Rio de Janeiro até Brasília (DF), incluindo um trecho da BR-060, que leva até Goiânia (GO). A expectativa é que um novo leilão seja feito ainda neste ano.
Como mostrou a Itatiaia, a relicitação vai dividir a BR-040 em três trechos:
- Rio de Janeiro a Belo Horizonte;
- Rota dos Cristais: trecho seguirá de Belo Horizonte até o município de Cristalina, em Goiás;
- Rota do Pequi: trecho seguirá de Cristalina a Goiânia e passará por Brasília – este trecho incluirá também um ponto entre BR-040 e BR-060; (Itatiaia)