2 de maio de 2024 20:11

Vereador propõe plebiscito para construção de rodoviária e audiência acontece em meio a resistência de setores; para prefeitura projeto vai mudar “a cara de Lafaiete”

Acontece nesta noite (1), a partir das 18:30 horas, no auditório da Faculdade de Direito (FDCL) uma audiência pública para discutir a concessão do Terminal Rodoviário João Camargos já visando a construção de uma nova rodoviária às margens da BR 040 há 7 km do centro de Lafaiete. Se por um lado o projeto é visto como uma redenção para a melhoria do trânsito, mobilidade urbana, incremento a economia e requalificação da área central, por outro lado setores se posicionaram com certa resistência, inclusive o SINDCOMÉRIO e o CDL questionaram os impactos de que um nova rodoviária poderia afetar o comércio, principal atividade econômica inclusive a logística a localização do empreendimento.

Câmara: faltou respeito

Ontem (28), os vereadores criticaram a construção da nova rodoviária. O coro dos descontentes foi puxado pelo Vereador João Paulo Pé Quente (União Brasil) que fez duros questionamentos ao projeto. “Primeiro que esta audiência deveria ser realizada na Casa do Povo, que é a Câmara, o que para mim soa estranho. Ao que parece a decisão já tomada pela secretaria de administração inclusive diversos setores tiveram acesso ao projeto. A esta Câmara ele não foi apresentado. Então eu não vou participar desta audiência pela falta de respeito com esta Casa. Inclusive nosso transporte público está falido e como vamos levar os usuários e passageiros há 7 km de distância? E a segurança?”, assinalou.

Segundo ele, a nova rodoviária vai afetar o comércio ao contrário dos que defendem o projeto. “Isso é passo para traz. Quem tragam ônibus para Lafaiete”, pontuou. Pé Quente propôs a realização de um plebiscito para que a população escolher e decidir sobre o projeto. A intenção ganhou adesão de diversos vereadores. “Se o problema é o trânsito não será a nova rodoviária que vai resolver”, contestou Vado Silva (DC). “Eu sou contrário e o comércio será impactado”, posicionou Oswaldo Barbosa (PV).

Já Sandro José (PROS) questionou os aspectos técnicos do projeto. “Não ficou clara a questão técnica, talvez apenas econômica. Não queremos brigar, mas que enviem um ofício questionando por que esta Casa não foi convidada em tempo hábil. Pelo a Cristo, que este não se torne uma bomba para nossa cidade”, comentou. “O que parece a questão já foi resolvida. O problema não é o trânsito, mas temos que pensar antes da nova rodoviária, o plano diretor, a projeto de mobilidade urbana para nossa cidade e tantos outros projetos mais importantes a serem discutidos antes da construção da nova rodoviária”, discordou André Menezes (PL).

Damires Rinarlly (PV) e Erivelton Jayme (Mais Brasil) também criticaram o projeto proposta pela Prefeitura e insinuaram falta de respeito ao Legislativo a demora no envio do convite para a audiência.

O projeto: um nova cara para Lafaiete

Na audiência desta noite, será apresentado o estudo de caso, através de dados técnicos, da concessão do terminal rodoviário urbano e semiurbano. Pelo projeto, o equipamento será totalmente requalificado e reestruturado, oferecendo aos usuários um serviço moderno e qualificado, com estacionamento, espaços comerciais, etc. O terminal receberá embarques e desembarques de ônibus de cidades da região, sem contudo retirar do centro o público consumidor, ao contrário, potencializar o setor comercial.
O projeto prevê um rearranjo do terreno em frente a rodoviária onde será construído um edifício comercial com amplas salas, comércios em geral, área de lazer e entretenimento, estacionamento, divididos em 4 pavimentos. A proposta do projeto é a construção da nova rodoviária às margens da BR 040, no Distrito Industrial, situado há 6 km do centro de Lafaiete, local onde receberá os ônibus interestaduais, com possibilidade de ampliação de linhas.

Nova rodoviária

A proposta do projeto é a construção da nova rodoviária às margens da BR 040, no Distrito Industrial, situado há  km do centro de Lafaiete, local onde receberá os ônibus interestaduais, com possibilidade de ampliação de linhas.
O empreendimento será erguido em uma área da prefeitura de 630 mil m² com proposta de ampliação comercial. O local foi estrategicamente estudado diante do projeto da construção da variante leste da BR 040, que partirá do viaduto da MG 383 e chegará perto do Parque de Exposições.

Concessão

Após a audiência e recebimento das sugestões pela comunidade e setores organizados, a Prefeitura prepara o edital de concessão. A proposta é que o concessionário em até anos esteja em pleno funcionamento o projeto. O investimento previsto é de R$28,5 milhões com ganhos calculados em 30 anos de quase R$180 milhões.
A receita para bancar o projeto virá das tarifas e exploração comercial e alugueis de espaços. Pelo estudo, 58% da receita do concessionário virá de locação e 32% de receitas tarifárias, dentre outros.
O edital de concessão ainda não tem data definida de publicação, mas deve ocorrer no segundo semestre.

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