Segurados que ganham um salário mínimo ou valores acima do piso nacional recebem seus benefícios nesta quinta, 2.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga nesta quinta-feira, 2, mais um lote de aposentadorias, pensões e auxílios. Os repasses começaram no dia 17 de fevereiro com os segurados que ganham um salário mínimo, mas desde ontem também tiveram início para quem recebe valores maiores.
A autarquia divide os aposentados e pensionistas entre quem ganha o piso nacional e quem recebe acima desse valor. Além disso, eles são escalonados de acordo com o final do seu número de benefício, sem considerar o dígito (exemplo: 111.111.11 1-1).
Hoje é a vez dos cidadãos que ganham acima de um salário mínimo e têm inscrição com final 2 ou 7. Também podem sacar nesta quinta aqueles que ganham o piso nacional e têm numeração final 7. Confira o calendário completo:
Recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de março
- Finais 2 e 7: 2 de março
- Finais 3 e 8: 3 de março
- Finais 4 e 9: 6 de março
- Finais 5 e 0: 7 de março
Ganha até um salário mínimo:
- Final 1: 17 de fevereiro
- Final 2: 23 de fevereiro
- Final 3: 24 de fevereiro
- Final 4: 27 de fevereiro
- Final 5: 28 de fevereiro
- Final 6: 1º de março
- Final 7: 2 de março
- Final 8: 3 de março
- Final 9: 6 de março
- Final 0: 7 de março
Valores e consulta
O menor valor que um beneficiário do INSS pode ganhar, referência conhecida como piso previdenciário, é igual ao salário mínimo em vigência (R$ 1.302). Já o teto do INSS, ou a quantia mais alta possível, é de R$ 7.507,49 em 2023.
O instituto é responsável pelo pagamento de cerca de 37 milhões de aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros auxílios. Atualmente, quase 1,2 milhão de pessoas aguardam aprovação na fila de espera da autarquia.
Para obter mais informações sobre benefícios previdenciários, o segurado deve acessar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android ou iOS), ou ligar para o telefone a central de atendimento da Previdência Social, no número 135.
FONTE EDITAL CONCURSOS