4 de maio de 2024 22:15

Inclusão social: Vereador Giuseppe Laporte distribui cordão de girassol para identificar as pessoas com deficiência oculta

A Câmara Municipal de Lafaiete, de autoria do vereador Giuseppe Laporte (MDB) que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiência oculta no município de Porto Alegre. A ideia é de que o colar seja composto de uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com figuras de girassóis.
De acordo com o proponente, pessoas com deficiência oculta, como Transtorno de Espectro Autista e Déficit de Atenção, “bem como aqueles que sofrem de fobias extremas, têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensão e nervosismo a si e aos seus familiares”. A proposta diz que o uso do colar de girassol em espaços públicos, rodoviária, comércio em geral e supermercados auxilia na conscientização dos funcionários desses locais de que essas pessoas precisam de atenção especial, “não necessitando oferecer maiores explicações ou justificativas, já que a deficiência se faz oculta”.
Na última semana, acompanhado da Vereadora Damires Rinarlly (PV), Giuseppe Laporte (MDB) fez a distribuição de cordão de girassóis juntamente com as representantes da Associação de Mães Unidas pela luta da Deficiência (AMUPD-CL) na Praça da Rodoviária. “Viva a inclusão”.
Veja o vídeo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade